segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Artigo Padre Juarez: O novo do Ano-Novo

Por Padre Juarez de Castro

Como o tempo passa. Mal começamos 2012 e já estamos no meio de fevereiro – e com a sensação de já estarmos no meio do ano! Afinal, são tantos os compromissos agendados e os projetos a serem executados que nem nos lembramos que continuamos apenas no início. Por isso, ouso dizer a você: Feliz Ano-Novo! Isso mesmo: aquele que está apenas estreando… Então, esteja pronta para ser feliz.
Queria aproveitar este espaço para falar sobre algo que sempre fico matutando: todo começo de ano vejo surgir a mesma dúvida. Dizemos feliz Ano-Novo, mas as coisas permanecem velhas e iguais. Então, onde está o novo? Será que é novo somente porque começa? São as mesmas pessoas, a mesma casa e o mesmo emprego.
Exceto por algumas novidades, tudo permanece como no ano passado. Recebi vários cartões e milhões de e-mails – “milhões” é um pouco de exagero – desejando-me um feliz Ano-Novo. E, a cada felicitação chegada, sobrevinha-me a pergunta: afinal, onde está mesmo o novo?
Hoje consegui entender onde está a novidade no tempo que se inicia. Não está nas coisas – pois, como você já percebeu, as coisas continuam sendo as mesmas. Não houve mudança no que havia em 31 de dezembro para o que encontramos em 1o de janeiro. Você também sabe que o novo não são as pessoas, elas são as mesmas. O seu marido, as suas amigas e o seu cachorrinho: eles continuam os mesmos. É a mesma vizinha, o mesmo açougueiro e o mesmo padeiro. Mas, com todas essas “mesmices”, este ano é novo. O novo não está nas coisas ou pessoas. Ele existe no sentido que colocamos nessas mesmas coisas e nas nossas relações de afeto e amizade. Tudo será velho se não procuramos a beleza de cada gesto ou a ternura de cada rosto. Tudo será velho se não olharmos atentamente para os outros e percebermos o sorriso descompromissado de uma criança. Tudo será velho e feio se não tivermos sensibilidade para sentir o cheiro forte de uma tarde de verão.
Mas o contrário também é verdade. Tudo será novo quando nós mesmos transformarmos as lembranças, o passado, as coisas e as pessoas em novidades que nos fazem tremer de emoção. Novo será o abraço que darei naquela pessoa que amo, pois agora coloco uma emoção nova, nunca antes sentida. Novo será o meu bom-dia alegre e feliz e não mais a resposta fria e mecânica ao cumprimento do vizinho. Enfim, o novo do novo ano depende de mim. Sou eu quem vai colocar a novidade em tudo que tocar e ver.
Novo mesmo será quando eu deixar Jesus transformar todas as coisas em novas. É Ele quem renova tudo. Só Ele pode transformar nossa vida fazendo as coisas velhas e sem sentido deixarem de existir para que o novo surja com toda força. Na verdade, quem dá sentido a tudo em nossa vida é a presença amorosa de Deus. Se você começou 2012 com a sensação de que ele já está velho é porque não o renovou em Deus.
O novo deste ano e deste mundo, portanto, está na acertada decisão de dar às coisas o sentido que elas realmente têm. E, para isso, basta colocar em cada gesto e em cada ação uma atitude de amor e generosidade. Só assim 2012 será um ano verdadeiramente novo e feliz. Aproveite, pois ele está apenas começando.
Lembre-se que você tem uma grande tarefa pela frente: a de inovar e fazer seu ano mais feliz.
Fonte: Revista Viva! Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário