segunda-feira, 12 de março de 2012

Artigo Padre Juarez: Faça a sua parte do milagre

por Padre Juarez de Castro

O filho chega da escola com muitos exercícios de matemática para resolver. O pai entra em casa com inúmeras atribulações que trouxe do trabalho. A mãe, com tantos outros conflitos, passou a tarde inteira com um montão de tarefas para cumprir.

Mais tarde, o filho sabe que deve estudar e fazer todas as lições de casa. Então, após quebrar a cabeça sozinho, pede ao pai que o ajude resolver um problema. O pai olha e nota que se trata de uma operação simples, mas também sabe que ensinar a resolver a questão levará muito tempo. Então, vai pelo caminho mais curto. “Me dê o seu caderno e eu faço para você”, pede ao pequeno. E, achando que está ajudando, resolve todos os problemas. Assim, volta mais rapidamente à sua confortável poltrona diante da televisão. O filho, por sua vez, se dá por satisfeito com a comodidade de ter alguém para fazer sua tarefa escolar. O que ele não sabe: a vida não é feita de questões matemáticas, mas de dilemas reais que precisam de nossa audácia e força de vontade para superá-los.

Definitivamente, esse não é um pai exemplar. Pois bom mesmo não é quem soluciona nossos problemas, mas quem fica ao nosso lado para que nós mesmos possamos resolvê-los. Esse pai não permite que o filho cresça e amadureça para a vida, pois o mantém infantil e até incapaz de desenvolver a coragem de caminhar com as próprias pernas.

Possivelmente, muitos de nós se relaciona com Deus como essa criança. Afinal, acreditamos que Ele deva acabar com todos os nossos conflitos. Assim, lavamos as mãos e, diante de situações difíceis, nos pomos a rezar por verdadeiros milagres. Esquecemos-nos, porém, que o milagre não é uma via de mão única. Ou seja, não vem apenas do alto. Para que ele aconteça é necessário fazer nossa parte também. Assim, Deus fará a dele. Péssima notícia para quem, sem mover uma palha, espera que seus problemas sejam resolvidos: Deus ajuda quem se ajuda. E sabe porque Ele não soluciona nossos dramas? Oras, se o fizesse, estaria agindo como o tal pai de nossa historinha, privando-nos do crescimento e do amadurecimento.

O bom chefe de família não entrega nada de mão beijada para o filho, mas fica ao seu lado para que busque as respostas. O nosso Deus é este Pai bondoso que não nos desampara, mas que também não fará por nós nada que a gente precise fazer por conta própria para evoluir. Afinal, ele bem sabe que se resolver todos os nossos problemas nos acomodaremos e seremos eternas crianças mimadas que não se contentam com nada. Ele permanece ao nosso lado nos momentos de penúria e dor. Nos vales sombrios, caminha conosco e nos faz fortes para carregar qualquer cruz.

Certa vez, Jesus chegou diante da sogra de Pedro que ardia em febre. Então, aproximou-se dela, estendeu sua mão e a ajudou a levantar. Guarde em seu coração estes três gestos: aproxime-se (deixe Jesus chegar perto de você), estenda as mãos (as mãos Dele estão em sua direção, apresse-se em tocá-la) e, finalmente, levante-se (Jesus não ergue aquela mulher, mas ajudou-a a subir). Enfim, a presença de Deus e seu toque auxiliam quem necessita se levantar. Mas lembre-se: Ele quer ajudar você a se reerguer. Então, faça a sua parte e ponha-se de pé! Acredite, a parte Dele será cumprida com certeza.

Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário