sexta-feira, 16 de março de 2012

Santuários Marianos Europeus: Santuário Nossa Senhora Del Pilar

Este é o primeiro artigo de uma série que a Caminhos Sagrados Turismo preparou para você conhecer um pouco mais sobre a história das aparições da Virgem Maria e dos Santuários Marianos Europeus erguidos nos locais das aparições. O primeiro artigo da série trata do Santuário Del Pilar, na Espanha, o primeiro santuário europeu de devoção a Nossa Senhora.
Nossa Senhora Del Pilar
A primeira aparição da Virgem Maria não foi apenas uma aparição, pois ela ainda era viva. O fenômeno chamado de bilocação (estar em dois lugares ao mesmo tempo) aconteceu quando Nossa Senhora apareceu ao apóstolo Tiago Maior na Espanha, na Cidade hoje chamada Zaragoza. Documentos históricos do Vaticano indicam que a bilocação aconteceu em 02 de janeiro do ano 40.
Maria apareceu a São Tiago para consolá-lo. O apóstolo estava na Espanha evangelizando e sofrendo muito com as perseguições. Um dia, Tiago perguntava a Deus em oração nas margens do rio Ebro se mesmo com tudo aquilo ele deveria continuar ali, se valeria a pena o seu trabalho na Espanha. Neste momento a Virgem surgiu em uma aparição gloriosa em cima de um pilar, com anjos ao redor dela, e entregou a São Tiago a imagem de Nossa Senhora do Pilar, simbolizando a intercessão de Maria como um dos pilares do cristianismo.
Nossa Senhora pediu ao apóstolo que ali, sobre aquele pilar, fosse erguido um templo como sinal de devoção à Virgem Maria intercessora. Esse foi o início do culto à Maria na Igreja. Ela assumiu seu papel de consoladora dos aflitos e advogada dos fiéis nas causas pedidas ao Senhor.
São Tiago deixou ali doze discípulos construindo uma capela, e seguiu a ordem de Maria para ir de volta a Jerusalém. No longo caminho Tiago passou por Éfeso, onde a Virgem morava. Na visita, ela anunciou ao apóstolo a morte que se aproximava e o consolou mais uma vez. Chegando a Jerusalém São Tiago foi morto pelos perseguidores.
A conhecida beata Anna Catharina Emmerich, freira alemã do século XVIII e beatificada em 2004, era famosa por suas visões dos fatos ocorridos aos primeiros cristãos da história, inclusive do próprio Jesus Cristo. As visões da beata foram reunidas pela igreja e, entre elas, Anna Catharina descreve o sofrimento de São Tiago na evangelização da Espanha e principalmente o momento em que ele orava a Deus e lembrou-se também da Santíssima Virgem, pedindo que ela também rogasse por ele pedindo luz junto ao Filho.
Então vi subitamente aparecer por cima do Apóstolo um esplendor no céu e Anjos que entoavam um magnífico canto e transportavam uma coluna resplandecente, que da base projetava um raio fino de luz sobre um lugar, alguns passos distante de Tiago, como para indicar esse ponto. A coluna tinha um brilho vermelho, era atravessada por muitas veias, muito alta e delgada, terminando em cima como um lírio, que se abre em línguas de luz, das quais uma raiava longe, em direção a Compostela, a oeste, as outras, porém, para as regiões próximas. (Formando assim um pilar).
Nessa flor de luz, vi a figura da Santíssima Virgem em pé, como sempre ficava em vida na terra, durante a oração, toda branca e transparente, com um brilho mais belo e suave que o da seda branca. Estava de mãos postas, uma parte do longo véu cobria-lhe a cabeça, a outra parte, porém, envolvia-a até os pés, de modo que com os pés delicados e pequenos estava sobre as cinco pétalas da flor da luz. Era um quadro indizivelmente doce e belo.
Vi que Tiago, orando de joelhos, levantou os olhos e recebeu interiormente de Maria a ordem de, sem demora, construir nesse lugar um templo, em que a intercessão de Maria se firmasse como uma coluna.”. 
(Relato de Anna Catharina Emmerich sobre a primeira aparição da Virgem Maria)

Depois da aparição de Maria a Espanha conheceu e aceitou o cristianismo pregado arduamente por São Tiago por longos anos. Muitas pessoas testemunharam o evento e divulgaram a mensagem de Nossa Senhora do Pilar pela Espanha e depois para o mundo todo. A Virgem do pilar tornou-se a padroeira da Espanha e consoladora.
A tradição pilarista tem grande influência na América. A sua descoberta em 12 de outubro de 1492 coincide com a data da Festa do Pilar, o que faz com que Nossa Senhora do Pilar seja considerada a intercessora para o surgimento de um novo continente.

O Milagre da Calanda
Muitos milagres na Espanha foram atribuídos a Nossa Senhora do Pilar, mas um especificamente marcou a história da igreja.
Um jovem Chamado Miguel-Juan Pelicer nascido em 1617 em Calanda, na Espanha, era desde pequeno devoto de Nossa Senhora. Quando completou 19 anos decidiu viver com os tios em outra cidade para trabalhar, já que onde estava não havia serviço para ele.
O rapaz trabalhava carregando trigo, até que um dia caiu de uma carroça e ficou gravemente ferido. Miguel foi levado ao hospital, mas não pode ser atendido ali na cidade e teve de ser transferido para Zaragoza, aonde chegou tarde de mais, pois o ferimento da perna havia gangrenado e ela teve de ser amputada. A perna amputada foi enterrada pelo médico John Estanga. O rapaz teve a vida salva e saiu do hospital.
Desde então Miguel não pode mais trabalhar e ficou vagando pela cidade e pedindo esmolas diante do templo de Nossa Senhora do Pilar. Todos os dias ele orava à Virgem pedindo auxilio e ungia a perna com os óleos do santuário.
Em 1640, com 23 anos, Miguel retornou à casa dos pais em Calanda. Uma noite o rapaz teve de dormir no quarto dos pais devido à presença de um soldado que dormiria em seu quarto. O jovem foi acomodado em um colchão ao lado da cama dos pais. Em certo momento da noite a mãe se levantou e estranhou ao ver uma pessoa com duas pernas deitada ali e chamou o pai que, ao levantar, constatou que aquele era Miguel e que a perna que lhe fora amputada havia sido restituída na noite de 29 de março de 1640.
Médicos do local e vizinhos foram chamados. Verificaram que a perna estava sem cor e que a cicatriz que o rapaz adquiriu antes da amputação estava de volta junto à perna. O médico de Zaragoza foi avisado e foi até o local em que a perna estava enterrada, onde encontrou o buraco escavado e vazio.
O milagre ficou conhecido e foi comprovado por testemunhas que acompanharam toda a trajetória do jovem.  Miguel voltou a Zaragoza para agradecer e foi convidado a fazer visitas a muitos reis em diversos países divulgando o milagre de Nossa Senhora.
O Arcebispo Pedro Apaolaza, assistido por nove teólogos e canonistas, a 27 de abril de 1641, pronunciou a sentença de cura milagrosa, com base em textos do processo unidos às declarações das testemunhas.
 O Santuário
O Santuário Del Pilar é o primeiro santuário de devoção mariana da história do cristianismo. No início, era apenas uma capela dentro de uma casa, quando foi construído a pedido de Maria, tornando-se um templo público apenas no século IV.
O local passou por muitas modificações ao longo dos anos. Em 1434 houve um incêndio que danificou o templo. O santuário foi reconstruído e terminado em 1515 e reconhecido como basílica em 1518. Del Pilar é o maior templo barroco da Espanha.
A imagem de Nossa Senhora do Pilar permanece em cima da coluna indicada por Maria e a Devoção Pilarista acredita que a coluna nunca mudou de lugar desde a primeira aparição da Virgem.
O templo recebe milhões de visitantes todos os anos de diversos lugares do mundo. Sempre no dia 02 de janeiro, o Bispo de Zaragoza realiza uma vigília em memória da vinda da Santíssima Virgem à cidade e no segundo dia dos doze meses do ano a imagem é apresentada sem manto aos fiéis.
Os fiéis aflitos vão ao santuário pedir a intercessão da Virgem em suas dificuldades colocando-as diante de seu Filho, assim como São Tiago fez em momento de tribulação, ou até mesmo agradecer o consolo de Nossa Senhora do Pilar.
O Santuário Del Pilar é parte do roteiro dos Santuários Marianos Europeus da Caminhos Sagrados Turismo. Uma viagem emocionante pelos principais Santuários Marianos que marcaram as raízes do Cristianismo na Europa e no mundo. O Roteiro completo está disponível em: http://www.caminhossagradosturismo.com.br/roteiros/santuarios_europeus.php
Com informações da Página oficial do Santuário Del Pilar, na Espanha, disponíveis em http://www.basilicadelpilar.es/

Nenhum comentário:

Postar um comentário