terça-feira, 27 de março de 2012

Comissões da CNBB em visita missionária pela Amazônia

Entre os dias 09 e 22 de março, os assessores da CNBB, irmã Irene Lopes dos Santos, da Comissão Especial para a Amazônia; irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, do Setor Universidades; e o padre Sidnei Marco Dornelas, da Comissão Especial para a Missão Continental, estão em visita à diocese do Alto Solimões, para conhecer mais de perto a realidade da Igreja num dos pontos mais distantes e desafiadores de toda Amazônia.

“A acolhida de dom Alcimar Magalhães e a expectativa e disponibilidade de padres, religiosos e leigos está sendo fundamental para essa missão”, destacou a irmã Irene. Acompanhados por Frei Paulo Xavier, o grupo está conhecendo cada uma das paróquias, e podendo tomar contato com comunidades locais, com vários segmentos dos grupos indígenas e ribeirinhos, dos movimentos sociais e eclesiais.
“O objetivo dessa viagem missionária é coletar nas localidades informações e experiências que possam servir de indicativos para os projetos em elaboração pelas Comissões, e contribuir para a articulação entre Pastorais, a Igreja Local e a CNBB, através de suas Comissões”, informou a assessora da Comissão para a Amazônia, irmã Irene.

Segundo os assessores da CNBB, a região onde estão é extremamente rica pela sua diversidade natural, étnica e cultural, ela interpela pelas suas carências e grandes desafios, toda a Igreja no Brasil. Constatam-se situações difíceis criadas pelas distâncias, falta de recursos e isolamento das comunidades, como também a grande complexidade criada por ser uma região de fronteira. Nos limites do Brasil com o Peru e a Colômbia, a Igreja também se defronta com problemas como o da saúde pública, com destaque para a epidemia de hepatite que está atingindo os povos indígenas do Vale do Javarí, e a mobilidade humana, com a presença de grande número de haitianos e de solicitantes de refúgio vindos da Colômbia.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário