sábado, 31 de março de 2012

Confira 5 dicas para viagem sobre cartões, dinheiro e cheques

Imprevistos acontecem até em viagens quando você jamais vai imaginar que pode perder seu cartão de crédito, seu dinheiro ou ter problemas com seu travel cheque. Por isso é preciso seguir algumas regras de ouro quando o assunto é descansar tranquilo. Confira abaixo cinco dicas dadas pelo site Lonely Planet:

1 - Transporte um pouco de dinheiro
A dica número um em viagem é nunca deixar o dinheiro em um único lugar, pois, se você for roubado, fica sem nada para contar história. Por isso, mesmo se você planeja usar um cartão de crédito para tudo, mantenha um pouco de dinheiro separado em moedas que podem ser facilmente trocadas em casas de câmbio, como libras esterlinas, euro ou dólares. Guarde uma parte do dinheiro em bolsos secretos, saquinhos bem escondidos, que sejam suficiente para um possível imprevisto no cartão de crédito, por exemplo.

2 - Viaje com cartões
Se você prefere usar cartões, a dica é conferir se no país de destino seu banco é aceito normalmente. É importante avisar seu banco para onde está indo, para evitar um possível bloqueio. Muitas instituições bancárias permitem que isso seja feito pela internet. Outra regra importante é nunca deixar o cartão fora de sua vista, para evitar que seja clonado ou sofra qualquer tipo de fraude. Não esqueça de manter o número de emergência sempre à mão em caso de perda ou roubo. Sempre carregue um pouco de dinheiro reserva ou cheque de viagem. Além disso, pergunte ao seu banco as taxas financeiras cobradas ao usar o cartão fora do país. O roubo de identidade tem feito com que algumas pessoas não usem seu cartão do banco no exterior. No entanto, muitas empresas oferecem cartões pré-pagos.

3 - Aposte em cheques de viagem
O dinheiro é muito bom para ser usado em caso de emergência. No entanto, se você for roubado nunca mais verá a cor dele. Por outro lado, os cheques de viagens são aceitos pelos bancos e cambistas em todo o mundo e são fáceis de substituir, se perdidos ou roubados. A proliferação de caixas eletrônicos pelo mundo tem feito com que os cheques viagem sejam cada vez menos usados. Antes comprá-los, contate a empresa emissora e veja se os mesmos são aceitos no seu lugar de destino.

4 - Tudo em dinheiro
Alguns destinos como África e da Ásia ainda têm de se conectar à rede global, de modo que o dinheiro é sua única forma disponível para ser usada na viagem. O desafio é mantê-lo seguro durante todo o passeio. Siga as regras importantes para viajar com objetos de valor. Seja discreto com seu dinheiro - transporte apenas a quantia necessária para o dia e mantenha o restante no cofre do hotel. Enquanto estiver passeando, divida seu dinheiro em vários locais. E sempre tranque a porta do hotel à noite.

5 - Dinheiro pelo telefone
Se todas as opções anteriores falharem, você pode sempre pedir para algum parente enviar dinheiro do Brasil. Western Union e MoneyGram são boas alternativas para que se faça uma transferência eletrônica, pagando uma taxa por isso.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário