sábado, 3 de março de 2012

Santuário de Fátima publica primeiro título da coleção “Arte e Património”

"Francisco e Jacinta Marto: candeias que Deus acendeu" - catálogo das exposições comemorativas do centenário dos nascimentos dos Beatos Francisco e Jacinta Marto

O programa preparado pelo Santuário de Fátima para a festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto, celebrada a 20 de fevereiro, estendeu-se este ano pela tarde com a apresentação de uma conferência e de uma nova publicação da chancela editorial Santuário de Fátima.

Estes dois momentos foram enriquecidos com a atuação do coro infantil do Santuário de Fátima, Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, dirigido pelo maestro Paulo Lameiro, acompanhado ao órgão por João Santos.

A conferência esteve a cargo da docente e investigadora Maria Luísa Malato, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que assinalou alguns trechos da publicação “Memórias da Irmã Lúcia”, do Secretariado dos Pastorinhos, para com eles percorrer os espaços, as personalidades, as vivências e os testemunhos da época e dos protagonistas das aparições.

Com este momento, que designou de “elogio à memória”, através das memórias da vidente de Lúcia de Jesus, Maria Luisa Malato sublinhou que “a santidade, a arte e a vida afinal estão nos pormenores”. Num convite à leitura da publicação, por ser “fonte original”, Maria Luisa Malato destacou três vertentes “importantes” das “Memórias da Irmã Lúcia”: documento histórico, documento literário e documento religioso.

Marco Daniel Duarte, responsável pela secção de Arte e Património do Santuário de Fátima, apresentou a mais recente publicação do Santuário de Fátima: “Francisco e Jacinta Marto: candeias que Deus acendeu” – catálogo das exposições comemorativas do centenário dos nascimentos dos Beatos Francisco e Jacinta Marto. A publicação, em português, está à venda na Livraria do Santuário de Fátima.

Fonte: Santuário de Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário