quarta-feira, 14 de março de 2012

JMJ Rio 2013 deve receber cerca de 2 milhões de pessoas

Na Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho de 2013 é esperado um público de cerca de dois milhões de pessoas. A grande maioria desses jovens deve ficar em alojamentos providenciados pelas arquidioceses, o que propicia uma maior integração entre os participantes. As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (02/03) em coletiva de imprensa com o Cardeal Stanislaw Rylko, representante do Vaticano, que veio ao Rio de Janeiro para acompanhar os preparativos do evento. Estiveram presentes também o arcebispo do Rio Dom Orani Tempesta e membros do comitê organizador.

Com relação aos preparativos da cidade para o evento, Cardeal Rylko afirmou: “Tivemos vários encontros com autoridades do estado e da cidade. Todos asseguraram que a JMJ vai ser um momento de teste para a capacidade do Rio de Janeiro de receber eventos desse porte. Temos certeza de que os trabalhos vão terminar em tempo”. Ao longo desses encontros foram discutidas questões como os locais por onde deve passar o Papa, cujos critérios devem incluir a capacidade para receber um grande público e a facilidade de acesso. Algumas possibilidades ainda estão sendo avaliadas pela Comissão.

Após a coletiva, os membros do grupo responsável pela organização da JMJ seguiram para um almoço no Palácio da Cidade, que encerra a visita de cinco dias à cidade, onde serão recebidos pelo prefeito Eduardo Paes. Para a ocasião, estava prevista a assinatura de um protocolo de intenções entre o Instituto JMJ RIO 2013 e o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) mas que foi adiado. A parceria prevê formação e capacitação de jovens. Em Madri, que no ano passado recebeu a JMJ, aconteceu parceria semelhante e cerca de 2000 empregos foram gerados segundo informações do Padre Lincon, do comitê organizador.

JORNADA - A Jornada Mundial da Juventude é um encontro entre jovens católicos de todo o mundo e foi idealizada pelo papa João Paulo II em 1985. O evento é celebrado a cada dois ou três anos em países diferentes. A programação é composta por atividades como catequeses, missas, palestras e eventos culturais. O papo Bento XVI estará presente em momentos como a cerimônia de abertura, a Vigília dos jovens e a missa de encerramento.

Essa é a primeira vez que a JMJ vem ao Brasil e a segunda vez que acontece na América Latina. Em 1987, o evento aconteceu na Argentina e teve um público de um milhão de fiéis. A última JMJ aconteceu em 2011, em Madri, Espanha, e reuniu aproximadamente dois milhões de pessoas.



Fonte: Mercado & Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário