segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Artigo- Outubro: mês das missões - Discípulos Missionários: Ide e A-nunciai! .

Dom Jacyr Francisco Braido, CS

Bispo Diocesano de Santos - SP

Celebramos no Domingo dia 23 de outubro próximo, o 85º Dia Mundial das missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária. Para esta ocasião, o Papa Bento XVI enviou uma Mensagem, na qual recorda que, no jubileu do Ano 2000, "o Venerável Papa João Paulo II, no início de um novo milênio da era cristã, reiterou com força a necessidade de renovar o compromisso de levar a todos o anúncio do Evangelho, com o mesmo entusiasmo da primeira ho-ra" (Novo Millennio Ineunte, 58). O Dia Mundial das missões reaviva em cada um o desejo e a alegria de "ir" ao encontro da humanidade levando Cristo a todos"  conclui Bento XVI.

Em nosso Continente, a igreja tem consciência clara da necessidade da Mis-são. O Documento de Aparecida assim inicia: "Com a luz do Senhor Ressusci-tado e com a força do Espírito Santo, nós os bispos da América nos reunimos em Aparecida, Brasil, para celebrar a V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Fizemos isto como pastores que querem seguir esti-mulando a ação evangelizadora da Igreja, chamada a fazer de todos os seus membros discípulos e missionários de Cristo, Caminho, Verdade e Vida, para que nossos povos tenham vida nEle" (DAp, 1).

"Esse despertar missionário, na forma de missão continental, procurará colo-car a Igreja em estado permanente de missão. Levemos nossos navios mar a dentro, com o poderoso sopro do Espírito Santo, sem medo das tormentas, seguros de que a Providência de Deus nos proporcionará grandes surpresas. Recobremos o "fervor espiritual". Conservemos a doce e confortadora alegria de evangelizar, inclusive quando é necessário semear entre lágrimas. Recupe-remos o valor e a audácia apostólicos" (DAp, 551-2).
E a Igreja no Brasil propõe nas "Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2011-2015" este Objetivo Geral: "Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja Discípula, Missionária e Profética, alimen-tada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da profética opção preferen-cial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino Definitivo".

Em nossa Diocese, as "DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA E PASTORAL NA DIOCESE DE SANTOS" nos convocam a "EVANGELIZAR, a partir do Encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pes-soa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, "para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10).

A Diocese de Santos, em missão permanente, estabeleceu o Ano Missionário 2010-2011, com oração própria e o lema: "Escuta, Segue e Anuncia". Pontos fortes  deste ano missionário foram a Festa de Cristo Rei. Neste ano, por e-xemplo, a Festa de Cristo Rei será no dia 20 de novembro próximo, com o te-ma: "DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DO BOM PASTOR", e o lema: "ANUNCI-AMOS SEU REINO DE PAZ, JUSTIÇA E FRATERNIDADE".

"O projeto de Jesus é instaurar o Reino de seu Pai, Por isso, pede a seus dis-cípulos: Proclamem que está chegando o Reino dos Céus" (Mt 10,7). "Assu-mimos o compromisso de uma grande missão em todo o Continente, que de nós exigirá aprofundar e enriquecer todas as razões e motivações que permi-tam converter cada cristão em discípulo missionário. Necessitamos desenvol-ver a dimensão missionária da vida de Cristo. A Igreja necessita de forte como-ção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indife-rença... Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num podero-so centro de irradiação da vida em Cristo. Esperamos em um novo pentecostes que nos livre do cansaço, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança" (DAp, 362).

"Nós somos agora, na América Latina e no Caribe, seus discípulos e discípu-las, chamados a navegar mar adentro para uma pesca abundante. Trata-se de sair de nossa  consciência isolada e nos lançarmos com ousadia e confiança, à missão de toda a Igreja" (DAp, 363).

"Fixamos o olhar em Maria e reconhecemos nela a imagem perfeita da discípu-la missionária. Ela nos exorta a fazer o que Jesus nos diz (cf. Jo 2,5). Junto com ela, queremos estar atentos uma vez mais à escuta do Mestre, e ao redor dela, voltarmos a receber com estremecimento o mandato missionário de seu Filho: "Vão e façam discípulos todos os povos" (Mt 28,19, in DAp, 364).

Nossa Senhora do Rosário interceda para que nossa Diocese se mantenha ativa na missão, em todas as Regiões Pastorais, Paróquias e Comunidades!

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário