sexta-feira, 7 de outubro de 2011

"JPII Games" promove diálogo e paz na Terra Santa

Oitava edição acontecerá de 21 a 25 de outubro

O diálogo e a paz na Terra Santa podem ser buscados também com o binômio peregrinação-esporte. Por isso, de 21 a 25 de outubro, se levará a cabo a oitava edição do JPII Games-Pilgrims of Peace, organizada pela Opera Romana Pellegrinaggi (ORP), junto ao Centro Esportivo Italiano (CSI).
“Unir a peregrinação ao esporte é uma fórmula exitosa para favorecer o diálogo entre os povos e abrir caminhos a uma possibilidade nova para aqueles que moram na Terra Santa, os verdadeiros protagonistas deste acontecimento esportivo pela paz, patrocinado pelo Conselho Pontifício para os Leigos, pelo CONI e pelo Departamento da Pastoral do tempo Livre, Turismo e Esporte da Conferência Episcopal Italiana”, explicam os organizadores.

O acontecimento é a peregrinação à Terra Santa, na qual é possível participar da histórica corrida não-competitiva Belém-Jerusalém, que cobre os 12km que separam as duas cidades, passando pelo check point, o lugar que marca a divisão entre os dois territórios, e assistir a numerosas competições esportivas, com representações de italianos, israelenses e palestinos.

A oitava edição da manifestação será levada a cabo este ano de 21 a 25 de outubro, para “prestar homenagem ao Beato João Paulo II, a quem os JPII Games-Pilgrims of Peace estão dedicados”, afirma um comunicado da ORP. A memória litúrgica do Beato João Paulo II é celebrada no dia 22 de outubro.

O projeto JPII Games-Pilgrims of Peace procura promover a paz na Terra Santa e nele estão envolvidas, em vários níveis, instituições internacionais e europeias.

Massimo Achini, presidente do CSI, disse que o Centro Esportivo Italiano “acredita nesta bela iniciativa na Terra Santa. (…) Corremos com os palestinos e os israelenses porque acreditamos fortemente que a paz é construída a cada dia, com os pequenos gestos, com pequenos passos que ajudam a destruir as barreiras do preconceito, do ódio, do medo que se transforma em desconfiança”.

O Pe. Caesar Atuire, administrador delegado da Opera Romana Pellegrinaggi, sublinhou um aspecto fundamental, partindo das palavras de Bento XVI na abertura da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, quando declarou que, “apesar das dificuldades, os cristãos da Terra Santa estão chamados a reavivar a consciência de ser pedras vivas da Igreja no Oriente Médio, junto aos Lugares Santos da nossa salvação”.

O Papa João Paulo II, ele mesmo um esportista, encontrou-se muitas vezes com o mundo do esporte durante seu ministério apostólico.

Durante o Jubileu dos Esportistas, em 2000, o Pontífice polonês sublinhou a “grande importância da prática esportiva, porque pode favorecer a afirmação de valores importantes nos jovens, como a lealdade, a perseverança, a amizade, a partilha, a solidariedade”.

Mais informações em www.jpiigames.com.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário