sábado, 22 de outubro de 2011

Cidades Santas: Nazaré

Nazaré, ou Natsrat, como o nome é pronunciado em hebraico, é o berço do cristianismo, a cidade na qual, de acordo com a tradição, o anjo Gabriel anunciou a Maria que ela iria receber a missão de conceber pelo Espírito Santo, e o lugar onde Jesus passou a sua infância e juventude. Nazaré, na Galileia Baixa, está localizada no centro de um vale rodeado por montanhas que abraçam vários dos mais importantes sítios cristãos no mundo.  Esta é uma cidade de religião e fé, de espiritualidade e santidade, mas também uma cidade com uma história rica, uma arqueologia fascinante, uma cultura moderna e cheia do charme do Oriente Médio.

Nazaré, que começou como um pequeno vilarejo judeu a cerca de dois mil anos atrás, se tornou um baluarte do cristianismo no período bizantino, depois de apenas poucos séculos.  Durante este período o nome Nazaré se espalhou pelo mundo, e o desejo de ver o lugar no qual a Virgem Maria e Jesus Cristo viveram tornou a cidade um popular sítio de peregrinação.  Estas visitas fizeram com que se construísse a primeira igreja da cidade, a Igreja da Anunciação, no local onde tradicionalmente ficava a casa de José e Maria.  Muitas outras igrejas foram construídas pela cidade, e foram destruídas e reconstruídas conforme as mudanças nos domínios muçulmanos e cristãos durante os séculos.  No século XIX Nazaré tornou-se novamente uma cidade atrativa e os cristãos voltaram a viver nesta cidade e a reconstruir igrejas e monastérios.  Hoje em dia Nazaré é a maior cidade árabe em Israel, e tem cerca de 20 igrejas e monastérios, além de mesquitas e sinagogas antigas.

Fazer uma excursão por Nazaré é como reviver os seus diversos períodos. Cada era passada deixou um símbolo poderoso que se tornou um local turístico agradável e popular na era moderna. A maior parte das atrações turísticas se concentra na Cidade Velha de Nazaré, que foi construída no meio do século XIX em um estilo arquitetônico charmoso, do Oriente Médio. Um passeio pelas estradas estreitas, entre as casas pitorescas, é uma experiência impressionante, e vale a pena caminhar lentamente para desfrutar de toda a beleza.

Existem muitas igrejas antigas na Cidade Velha, com a Igreja da Anunciação no topo da lista. A igreja reconstruída retém partes das igrejas anteriores, dos períodos cruzado e bizantino. A igreja também abriga uma impressionante coleção de pinturas.

Ao lado desta igreja se encontra a Igreja de S. José, construída nas ruínas das estruturas agrícolas nas quais, de acordo com a tradição, José, marido de Maria, tinha a sua carpintaria.  Enquanto que a Igreja da Anunciação foi construída no local da casa de Maria, a Igreja da Anunciação grega ortodoxa foi construída sobre o Poço de Maria, do qual se diz que a mãe de Jesus bebeu.  Esta é uma estrutura do período das cruzadas, e tem afrescos interessantes. Ao lado do Poço de Maria se encontra a Igreja grega ortodoxa da Anunciação, dentro de um hall do período cruzado.  De acordo com a tradição aí se encontrava a sinagoga na qual Jesus rezou.

Entre as muitas outras igrejas de Nazaré há a Igreja Mensa Christi, a Igreja Maronita, a Igreja de S. Gabriel e a Igreja Salesiana.  A Cidade velha também tem edificações importantes do período otomano, incluindo a Saraya, ou a Casa do Governo, construída por Daher El Omar, o governador da Galileia no século XVIII, e a Mesquita Branca, que hoje em dia é usada como uma casa de orações e um centro educacional e cultura. A Mesquita Branca abriga um museu que exibe a história documentada de Nazaré.

Nenhum passeio à Cidade Velha estará completo sem uma visita ao mercado local, que se tornou uma atração popular e bem-conhecida graças às barraquinhas coloridas e a variedade de mercadorias. No Mercado é possível desfrutar de um banquete visual de tecidos iguais aos usados em períodos antigos, provar os condimentos e a comida local, e ver os trabalhos de arte e os souvenires. Todos os sons, as visões, os odores e os sabores prometem uma vivência autêntica do Oriente Médio.

Nazaré está cheia de cantinhos fascinantes e adoráveis, que irão abrir o seu coração para a sua beleza. Outro local que vale a pena visitar durante o passeio a pé é o passeio no cume de Nabi Sain, para desfrutar da vista maravilhosa da Galileia. Pode-se visitar a antiga casa de banho turca, que foi descoberta durante a renovação de uma das lojas da cidade, dar uma olhadinha numa mansão senhorial elegante que exibe as riquezas e os costumes da classe alta otomana no século XIX, incluindo alguns afrescos incríveis. É também interessante visitar a casa do bispo grego-ortodoxo, onde se pode andar através de uma série de passagens subterrâneas que foram descobertas no pátio. Outro local interessante é o complexo construído pelos russos como um albergue para os peregrinos.

Nazaré, que acolheu peregrinos por séculos, tem hotéis cristãos e hotéis elegantes, para o conforto dos turistas que invadem este local importante, especialmente na época do Natal. Dezenas de restaurantes servem comidas deliciosas, com aromas maravilhosos, que atraem visitantes durante o ano todo. Nazaré é gloriosa no Natal, quando a cidade está decorada para as festas e suas cores e excitamento se juntam a atmosfera e aos sons das orações que emanam das igrejas da cidade.

Fonte: Ministério do Turismo De Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário