sábado, 29 de outubro de 2011

Turismo em países emergentes superará ricos até 2015, diz OMT

Até 2015, o número de chegadas de turistas internacionais a países emergentes deve superar o de países ricos, segundo projeção de estudo divulgado nesta semana pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Afinal, segundo indicadores da organização, a tendência é que países como China, Brasil e Índia recebam cada vez mais turistas de modo mais acelerado que os destinos tradicionais.
Ainda assim, até 2015, a Europa deve continuar a liderar o total de recebimento de turistas internacionais relativamente a cada cem habitantes locais.

Pelo mundo, estima-se que o total de chegadas internacionais de turistas cresça por volta de 43 milhões por ano em média. Assim, deve-se chegar ao total de 1,8 bilhões até 2030.
Ainda assim, o crescimento será em ritmo menos acelerado. Se foi de 4,2% ao ano entre 1980 a 2010, deve seguir com a taxa de 3.3% entre 2010 e 2030.

ÁSIA ACELERADA

Segundo o documento, a região da Ásia e Pacífico deve ganhar a maior parte dos novos turistas --além de ser a região que mais cresce em turistas enviados, apesar de ainda ficar longe do total de turistas europeus daqui a cerca de 20 anos.

As Américas devem continuar como terceiro maior continente receptor de turistas. Na América do Sul, o volume deve mais que dobrar: de 24 para 56 milhões de chegadas de turistas até 2030. Nas últimas décadas, o setor já cresceu bastante na América do Sul, saindo de 12 milhões, em 1995.

Na projeção da OMT, a principal característica do setor no mundo deve se manter nos próximos 20 anos: o turismo intrarregional. O turismo dentro do próprio continente deve continuar responsável por 80% dos deslocamentos.
Leia o estudo na íntegra em pdf no site da OMT.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário