quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CNBB lança nota sobre a JMJ Rio 2013

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro,  apresentou ao Conselho Episcopal Pastoral (Consep), o processo de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, em 2013.
 Segundo Dom Eduardo (foto), a Jornada já começou com a chegada a São Paulo, no dia 18, da Cruz e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ, para a peregrinação nas dioceses do país.
Padre Sávio fez um balanço da participação do Brasil na Jornada de Madri, no mês de agosto. Segundo o assessor da Comissão, cerca de 17 mil brasileiros participaram da Jornada e 178 dioceses foram representadas. Já a assessora do Setor Universidades, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, destacou os congressos realizados pela Pastoral Universitária durante a pré-jornada. A assessora adiantou que, para a Jornada no Brasil, Belo Horizonte (MG) deverá sediar o Congresso Internacional das Universidades Católicas.

Chegada dos símbolos da JMJ
“Muito positiva”. Foi assim que o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner avaliou a chegada dos símbolos da Jornada Mundial a Juventude, no último dia 18 de setembro, no Campo de Marte, em São Paulo. Destacou que a presença da juventude no primeiro ato em preparação à JMJ-2013 superou as expectativas da CNBB. “Não esperávamos uma participação tão grande da nossa juventude que não teve espaço suficiente para estar no Campo de Marte, em São Paulo. Foi um momento de muita vibração no acolhimento dos símbolos que o papa nos enviou para a grande peregrinação que nós queremos desenvolver até 2013”.

Durante a reunião do Consep, a presidência da CNBB lançou uma nota sobre a JMJ Rio 2013, convidando todas "todas as forças vivas da Igreja para que o envio missionário “Ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 28,19) faça eco e seja realidade mais viva e dinâmica na Igreja do Brasil".


Veja na íntegra, a nota da CNBB:


Jornada Mundial da Juventude
“Ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 28,19). Com esta citação bíblica o Papa Bento XVI apresentou o lema da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Brasil e que terá seu momento alto em julho de 2013 no Rio de Janeiro. Este evento, criado por um Papa apaixonado pela juventude, João Paulo II, é de responsabilidade de toda a Igreja com todos os seus serviços, organismos e pastorais.
O pedido oficial para que o Brasil pudesse sediar esse evento foi feito pela CNBB em maio de 2007 no encontro do Papa com os jovens no Pacaembu, São Paulo. E o anúncio da aceitação foi realizado por Bento XVI no último dia 21 de agosto, por ocasião do encerramento da JMJ em Madri.
Ao longo da história, a Igreja no Brasil tem assumido e efetivado sua opção preferencial pela Juventude. O documento 85, “Evangelização da Juventude – Desafios e Perspectivas Pastorais”, lançado em 2007, e a busca de comunhão das diferentes expressões de juventude no Brasil motivada por este documento são sinais visíveis desse esforço. A recém criada Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude na Assembléia Geral da CNBB deste ano e a aprovação do tema sobre a Juventude para a Campanha da Fraternidade de 2013 revelam, também, este carinho para com os jovens. E agora, com a JMJ acontecendo no Brasil, nossa voz a favor dos jovens se torna mais forte e comprometedora.
Com a festa que a Arquidiocese de São Paulo preparou no dia 18 de setembro passado, a Igreja em nosso país acolheu a Cruz e o ícone da Virgem dando início a esta caminhada no Brasil rumo ao Rio 2013. Estes símbolos percorrerão as nossas dioceses, convidando a todos a intensificar o seu amor para com Jesus Cristo e sua Mãe, e a dar passos mais seguros no processo de opção e evangelização da juventude do Brasil.
A peregrinação destes símbolos já é o início da nossa Jornada Mundial da Juventude! Bem preparada e conduzida esta peregrinação provocará maior encantamento do jovem para com Jesus Cristo, orientações para a sua vida, fortalecimento de sua adesão à Igreja, conscientização de sua responsabilidade missionária na construção de uma sociedade mais de acordo com o projeto de Deus.
As Dioceses e Paróquias, as Pastorais da Juventude e outras Pastorais, as Congregações Religiosas, as Comunidades Eclesiais de Base, os Movimentos e as Novas Comunidades, encontrarão aí ocasião propícia para provocar na Igreja e na Sociedade a opção pelos jovens. É um “momento favorável” de evangelização da juventude proporcionando a ela ocasiões especiais de amadurecimento da sua vida de discípula e missionária do Mestre:
“A crescente participação do Brasil nas Jornadas Mundiais da Juventude nos convida à organização de um caminho que garanta o crescimento da animação dos jovens em vista de sua identidade de discípulos missionários de Jesus Cristo”. (DGAE n. 81 - Doc 94).
Com o ardente desejo de que o Brasil viva este tempo como momento excepcional para a evangelização da Juventude, exortamos e convidamos a todas as forças vivas da Igreja para que o envio missionário “Ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 28,19) faça eco e seja realidade mais viva e dinâmica na nossa Igreja.
Brasília-DF, 21 de setembro de 2011
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa
Vice-Presidente da CNBB Ad hoc
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Fonte: Portal UM

Nenhum comentário:

Postar um comentário