sábado, 29 de outubro de 2011

Cidades Santas: Cesareia (Keisária)

Esta é a cidade do passado e do futuro, o novo em oposição ao antigo. Enquanto a nova Cesareia é embelecida com casas modernas magníficas, a Cesareia antiga oferece aos turistas as ruínas de edificações únicas e impressivas. Ao mesmo tempo que jogadores de golfe aproveitam dos viçosos gramados, no imenso hipódromo do parque nacional há representações de corridas de cavalos.  Enquanto os bairros da moderna Cesareia são quietos e serenos, com uma arquitetura contemporânea gloriosa, a Cesareia antiga está fervilhando de turistas que vêm ver as maravilhas do passado, que foram construídas por um dos maiores construtores do mundo antigo – o Rei Herodes.

O Parque de Antiguidades de Cesareia é um dos parques mais impressionantes de Israel. Ele abriga edificações de vários períodos, um testemunho silencioso das mudanças drásticas pelas quais Cesareia passou nos últimos 2300 anos. Há, lado a lado, vestígios arqueológicos do período heleníco (3º século A.C.) ao período das Cruzadas (12º século), quando Cesareia era uma cidade portuária e, por muitos anos, a capital de Israel. Ela foi presenteada ao Rei Herodes por Augusto César, e recebeu o nome do rei. Herodes construiu um porto gigantesco, ao lado de instalações para entretenimento, casas de banho e templos.  No período bizantino Cesareia foi um centro cristão importante.  Os primeiros pais do cristianismo (Orígenes e Eusébio) viveram lá e, de acordo com a tradição cristã, foi em Cesareia que o primeiro adorador de ídolos foi convertido – o centurião romano Cornélio. Durante o período das cruzadas a cidade foi fortificada com muralhas e portões, que foram destruídos durante a conquista mameluca no século XIII.

Passear no parque nacional é como passear através da história, e andando entre as antigas edificações é possível sentir e imaginar como viveram ali a milhares de anos atrás, e, ainda, desfrutar de experiências modernas e contemporâneas, como shows de música cativantes exibidos no lindo teatro romano. É possível andar ao largo das muralhas da cidade e em volta das torres, recorrer as ruínas do castelo e dos vários templos, ver corridas de cavalo no hipódromo, visitar o porto antigo e a pequena praça de artistas e ver simulações computadorizadas tridimensionais interativas do passado da cidade.  No porto são feitos festivais culturais durante o ano todo, e lá são feitas uma variedade de atividades: charadas históricas, passeios de jipe, tiro ao alvo com uma variedade de armas, paintball, Tai Chi na praia, workshops de toga e caças ao tesouro. A praia de Cesareia oferece a beleza da natureza e os amantes do mergulho podem explorar as ruínas submarinas no parque arqueológico ao lado do porto.

Ao longo das ruínas há cafeterias modernas, restaurantes fantásticos, cantinhos românticos e uma praia, e não muito distante se encontra o aqueduto que trazia água à cidade antiga de Cesareia, 9 quilômetros de distância.  Ao lado do parque nacional se encontra a cidade rural de Cesareia, que recebeu o seu nome da cidade antiga. A cidade é cheia de atividades, incluindo campos de golfe, um SPA delicioso, hotéis de luxo, o Museu de Arte Ralli e um sítio histórico que abriga os restos de um palácio magnífico, um piso de mosaico com pássaros incríveis e um tampo de mesa raro e único, incrustado com vidro e ouro.


Fonte: Ministério do Turismo de Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário