terça-feira, 4 de outubro de 2011

“A devoção a Nossa Senhora de Fátima está viva no interior da comunidade católica (russa) ”

O arcebispo de Moscovo, Federação Russa, preside à peregrinação aniversária de Outubro de 2011, nos dias 12 e 13. O tema da peregrinação será “Senhor, eis-me aqui”.

Em breves declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima a partir de Moscovo, D. Paolo Pezzi fala desta sua viagem Fátima como uma descoberta.

“O convite para participar na peregrinação anual de Outubro ao Santuário de Fátima deixou-me grato, porque percebi neste convite uma possibilidade de descobrir por mim mesmo e pela nossa igreja na Rússia o convite à conversão para o bem do mundo”, afirmou.

D. Paolo Pezzi destaca ainda a pertinência da mensagem de Fátima, como a proposta acessível para o mundo.

“A mensagem é interessante na medida em que há alguém que a vive, que a encarna na sua vida. Por isso se torna tão actual, porque não é uma mensagem ideológica que talvez se contraponha a outra mensagem ideológica, mas uma proposta interessante, acessível ao outro através da minha experiência”, considera.

O Arcebispo de Moscovo revela que irá falar aos peregrinos da sua experiência pessoal sobre a “necessidade da conversão e a gratidão pela Igreja, o Templo do encontro de Deus com o homem que torna desejável a conversão”.

Até ao início da manhã de hoje, 90 grupos de peregrinos, de 21 países, anunciaram, junto do Serviço de Peregrinos (SEPE) do Santuário, a intenção de participar na peregrinação. Itália e Alemanha são os países mais representados, com 26 e 9 grupos inscritos, respectivamente.

O Arcebispo de Moscovo virá a Fátima acompanhado de um grupo de 40 peregrinos procedentes de Moscovo e de São Petersburgo.

“A devoção a Nossa Senhora de Fátima está viva no interior da comunidade católica. Para os russos é mais familiar a devoção a Nossa Senhora através dos ícones que caracterizaram a história do nosso país e que mostram a proximidade de Nossa Senhora à vida do povo, às dificuldades que se vivem”, destaca D. Paolo Pezzi.

Nota: Foto de D. Paolo Pezzi disponível em www.fatima.pt.
LeopolDina Simões 

12 e 13 de Outubro: Arcebispo de Moscou preside à peregrinação aniversária à Fátima
16 de Outubro de 2011: Bispo do Porto preside à Peregrinação Nacional do Apostolado da Oração

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, preside, a 16 de Outubro, no Santuário de Fátima à Peregrinação Nacional do Apostolado da Oração. 

Em informação enviada à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, este movimento anuncia como principal intenção da peregrinação a oração “para que todas as paróquias de Portugal e seus pastores se comprometam na renovação dos Centros do Apostolado da Oração, vivendo com entusiasmo a espiritualidade do Movimento, sendo promotores da oração, da união com o Papa, da oferta com Jesus Eucaristia e do culto do Coração de Jesus”.

“Juntos, vamos a Fátima louvar e desagravar Jesus e sua Mãe”, anuncia a organização.

O programa da peregrinação inicia às 10:00, com a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a celebração da eucaristia, presidida por D. Manuel Clemente, às 11:00, no Recinto de Oração.

A organização da convida os peregrinos a participarem, às 17:30, na procissão eucarística organizada pelo Santuário.

Fonte: Sala de Imprensa Santuário de Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário