quarta-feira, 4 de abril de 2012

Antiga alça com o texto hebraico foi encontrada em Jerusalém

Os arqueólogos que escavam no Monte das Oliveiras, em Jerusalém, descobriram uma alça de um frasco com cerca de 3.000 anos de idade com escrita em hebraico antigo, uma das descobertas mais significantemente e mais antigo dos artefatos descobertos na cidade antiga, disse um arqueólogo.

Esta imagem foi disponibilizada pela Autoridade de Antiguidades de Israel quarta-feira, 20 maio, 2009 mostra uma alça de uma vaso da Idade do Ferro onde está escrito o nome hebraico "Menachem", que era o nome de um dos reis de Israel, a descoberta foi feita em uma escavação em Jerusalém.

A inscrição está parcialmente intacta, o caractere hebraico "aleijado", que significa "para". Isso sugere que o jarro foi um presente para alguém chamado Menachem, disse Ron Beeri a Associated Press, que dirigiu as escavação para a Autoridade das Antiguidades de Israel. Não há nenhuma indicação que a inscrição refere-se ao rei.

As variantes de nomes e similares têm sido encontrados em cerâmicas egípcias que datam desde 3.500 anos, e na Bíblia, Menachem Ben Gadi aparece na lista como um antigo rei de Israel. Mas esta é a primeira vez que um artefato com o nome foi descoberto em Jerusalém.

A descoberta é muito importante porque demonstra que eles realmente utilizaram este nome Menachem durante esse período. Não é só da Bíblia, mas agora também há um registro arqueológico.

Baseado no estilo da inscrição, ele datou a alça para cerca de 900 AC, época do Primeiro Templo judaico em Jerusalém , como está relatado na Bíblia.

Fonte: Cafetorah

Nenhum comentário:

Postar um comentário