terça-feira, 3 de abril de 2012

Dom Orani apresenta em Roma o "dia brasileiro" da JMJ

O encontro convocado pelo Pontifício Conselho para os Leigos com os agentes da PJ do mundo inteiro, para refletir sobre as JMJ em preparação da JMJ Rio 2013, prossegue em Rocca di Papa, na Itália.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, em entrevista na Rádio Vaticano, relatou como foi o "dia brasileiro" do evento.

“Antes de mais nada, eu creio que esse encontro é muito significativo. São pessoas que representam 98 nações, mais quase 50 comunidades que ali falam todas as línguas, de todas as responsabilidades de olhar como foi Madrid e preparar para a próxima jornada. E, nesta sexta-feira, tivemos a oportunidade de ter um “dia brasileiro”. Pela manhã, apresentamos a perspectiva da JMJ Rio 2013, aquilo que o Brasil espera, aquilo que a Arquidiocese do Rio de Janeiro espera, o significado da Jornada para o Brasil e para o Rio de Janeiro e, além disso, também foi apresentado aquilo que a CNBB está fazendo para a juventude do Brasil. Foi altamente positivo, eu creio que nós pudemos apresentar aquilo que é o nosso desejo, aquilo que são os nossos sonhos, preocupações, nossas limitações e, ao mesmo tempo, entusiasmo, a presença do jovem do Brasil para a JMJ que já começou, evidentemente. Desde que nós fomos anunciados (como sede) e, até agora, com a participação de mais de 2 milhões de jovens Brasil afora com a peregrinação dos ícones da jornada e esperamos, depois, receberam tanto (jovens) do Brasil, da América Latina e do mundo inteiro para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013”.

Jornada Mundial da Juventude
A XXVIII Jornada Mundial da Juventude, programada para ser realizada em junho de 2013, no Rio de Janeiro, na verdade já começou. Temos nestes dias, em Rocca di Papa, localidade próxima a Roma, um encontro com 300 representantes jovens de todo o mundo, com a presença do Cardeal Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, de Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, outras autoridades eclesiásticas e civis, todos em função dos preparativos para o mega evento do próximo ano.

Ainda do Brasil passaram pelo local, o Governador e o Prefeito do Rio de Janeiro, além do Secretário de Estado de Segurança e o padre cantor que marcou inúmeras gerações jovens – Pe. Zezinho. Este brindou a todos na noite de sexta-feira com diversas músicas cantadas em várias línguas. Foi uma apoteose jovem que já anuncia o que acontecerá em 2013.

Amanhã, na Praça São Pedro, durante a Celebração de Ramos presidida por Bento XVI, se encontrarão os jovens cariocas e os madrilenhos, além dos participantes do evento de Rocca di Papa. Teremos uma prévia da XXVIII Jornada Mundial da Juventude.

Diz o ditado, todos os caminhos levam a Roma, nesta semana o ditado foi revisto com uma visão brasileira. Todos os caminhos levam ao Rio de Janeiro.

De fato, a grande peregrinação dos jovens nas pegadas do Sucessor de Pedro continua, e depois de 25 anos, isto é, de Buenos Aires, na Argentina, em 1987, a JMJ retorna à América Latina, continente jovem. E torna com o tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações...” (Mt 28, 19), inserindo-se assim no grande projeto da missão continental promovido pela V Conferência de Aparecida.

E o Cristo Redentor, símbolo da cidade maravilhosa, símbolo da JMJ do Rio, de braços abertos, é a síntese mesma da Jornada; é o gesto de acolhida, de amor de uma cidade que espera encontrar os jovens.

 Seja um voluntário!

O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude RIO2013 está dando continuidade a Campanha de Voluntários com o lançamento da “Mobilização V”. Caracterizada pelo slogan “Curta, Siga, Compartilhe. Exerça sua Juventude”, a campanha teve seu lançamento oficial no último domingo, dia 25 de março, quando em espírito de unidade, todas as paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro celebraram Missas na intenção dos jovens.

Nessa nova etapa da Campanha, que será realizada entre os dias 31 de março e 14 de abril, jovens e adultos são convidados para uma novidade que deverá inseri-los na experiência de ajudar ao próximo. Seguindo as palavras do slogan – Curta, Siga, Compartilhe – três ações serão realizadas em dias diferentes com o objetivo de incentivar o espírito jovem e a participação em atividades voluntárias.

O ato “Curta”, será realizado durante a Jornada Diocesana da Juventude, neste sábado, às 14h, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Já o “Siga” motivará entre os dias 1ª e 13 de abril, ações sociais solidárias que permitam aos jovens exercerem o voluntariado através de atividades como: visita a asilos e orfanatos, além de doação de alimentos e roupas com a finalidade que o participante faça o bem espontaneamente. E no dia 14 de março, será realizado o ato “Compartilhe”, onde a ideia é organizar um mutirão de doação de sangue em todo o Brasil.

Todos os participantes da “Mobilização V” são convidados a registrarem e compartilharem suas ações nas redes sociais, incentivando mais pessoas ao voluntariado. Mais informações sobre participação nas atividades e também sobre o voluntariado no site www.rio2013.com.

Fonte: Portal UM

Nenhum comentário:

Postar um comentário