terça-feira, 3 de abril de 2012

Evento: Nasce na Espanha a primeira feira de cultura religiosa

De 14 a 17 de setembro de 2012, a Feria Valencia celebrará a primeira edição da Diké, ou Salão Internacional de Patrimônio, Bens e Itinerários Religiosos.

A ourivesaria, a indústria têxtil relacionada com a liturgia, a gastronomia, o turismo cultural e a arte fazem parte deste encontro pioneiro no mundo com foco no culto religioso.

Pela primeira vez na Espanha, de acordo com o gabinete de imprensa do evento, serão reunidas num único espaço as principais referências dos produtos religiosos, equipamentos para o culto, itinerários e patrimônio religioso de maior destaque no âmbito internacional.

“O objetivo”, diz o presidente da feira, Vicente Navarro de Luján, “é divulgar ao público visitante o caráter cultural que a nossa condição de povo evangelizado imprime à história da Espanha”.

O presidente da Diké considera que o salão ajudará a ressaltar a relação direta do turismo cultural com o patrimônio religioso. O comitê organizador fará “todo o esforço para promover produtos, serviços e manifestações artísticas vinculadas ao religioso, porque acreditamos que pode ser uma forma diferente e frutífera de mostrar o papel da Igreja na sociedade”.

O patrimônio artístico, cultural e religioso de muitas dioceses espanholas estará presente no salão. Nos diversos estandes, o visitante terá acesso a diferentes propostas de percursos e acontecimentos de significação religiosa e cultural, tais como a Semana Santa e o Corpus Christi, de grande relevância cultural na Espanha. Itália, França, Polônia, Grécia, Alemanha e Israel também mostraram interesse em participar.

Outra parte importante da Diké são os produtos e serviços do âmbito da religião voltados a públicos específicos, como as agências de viagens especializadas, a gastronomia monacal, as editoras e livrarias especializadas, os fundos bibliográficos, o artesanato e a música religiosa.

A Diké é uma feira em que o eclesiástico terá espaço fundamental, já que poderá conhecer a oferta de toda a produção artística das empresas do setor religioso, como ornamentos e equipamento para o culto, restauração e reabilitação de patrimônio material, alfaiataria, indumentária e escultura de imagens sacras.

Para saber mais: http://www.feriadike.es/.

Fonte: Portal UM

Nenhum comentário:

Postar um comentário