quarta-feira, 11 de abril de 2012

Selo da Saída do Egito encontrado em Jerusalém

Pouco antes do início da Páscoa Judaica uma surpreendente descoberta foi realizada em escavações da Autoridade de Antiguidades de Israel. O selo mostra um escaravelho egípcio, com o nome do principal deus no Egito na era da antiguidade, Amon Raa e data do século XIII AC, antes da era cristã, a mesma época em que o povo de Israel saiu do Egito.

Pela primeira vez foi descoberto um selo com o escaravelho egípcio e uma inscrição hieroglífica em Jerusalém.

A descoberta foi realizada nesta primavera no Parque Nacional da Cidade de Davi, nas escavações que estão sendo realizadas pelo financiamento da Fundação "Elad" isto é o que relatou o arqueólogo Joe Uziel aos meios de comunicação. O Diretor das escavações, Eli Shukron disse que "Amon Raa" é simbolizado pelo sol e é um dos deuses mais importantes nas pirâmides.

Durante o período do selo, governou o Egito 19º Dinastia, entre os reis listados nela estavam: Seti I e Ramsés II Merneptah. Ramsés II ficou muito conhecido pela a ocupação durante as viagens em que ele ia para a Turquia. Alguns dos pesquisadores reconhecem que este seria o Faraó da história do Êxodo.

Segundo o pesquisador, de acordo com os mandados de Amarna, documentos egípcios antigos - a partir do século 14 AC, de acordo com outras fontes históricas e arqueológicas, sabe-se que neste período os egípcios governaram a terra de Israel e provavelmente tiveram uma presença muito grande em Jerusalém.

Escaravelho feito de pedra cinza suave

Durante este período, era costume de usar o selo - o escaravelho para imprimir documentos e objetos relacionados com o seu dono.

Shukron diz que o escaravelho que foi encontrado esta manhã e causou uma grande excitação entre os pesquisadores foi achado durante peneiração do material que foi removido da fonte de Gião.
Estávamos no Vale de Cedron quando de repente vimos o escaravelho(o selo) ", disse ele." Imediatamente o limpamos e, em seguida, vimos os sinais hieróglifos e pato.

"Podemos saber com precisão que o escaravelho egípcio é da Idade do Bronze Posterior", disse ele, acrescentou que esta é uma descoberta rara. Ele dá uma outra visão importante na compreensão do Final da Era de Bronze em Jerusalém".


Fonte: Cafetorah

Nenhum comentário:

Postar um comentário