segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Artigo: Sete degraus para vencer na vida

por  Padre Juarez de Castro

Escadas servem para nos levar ao alto. Quando precisamos subir, usamos degraus para chegar a lugares elevados. Porém, há quem escale dois – e até três! – lances de uma só vez. Avançar dessa forma pode ser perigoso, pois há sempre o risco de despencar.
Mais: quem queima etapas despreza passos importantes de uma caminhada segura, a qual percalços devem ser vencidos um a um. Assim também é a vida: uma escada que nos direciona para cima.  Quer realmente vencer? Veja como subir, sem pular degraus, a escada da felicidade.
1. Primeiro degrau: escute mais
Antes de tudo, ouça. Depois, abra a boca. Em geral, erramos muito porque fazemos justamente ocontrário. Acerta quem fala pouco e se preocupa em manter as orelhas em alerta. Diz um antigo e sábio ditado: “Deus nos deu dois ouvidos e uma boca exatamente para escutarmos o dobro do que falamos”.
2. Segundo degrau: tenha paciência
Ninguém cresce sem aprender a esperar o tempo certo, pois todos os acontecimentos têm seu momento. Então, respeite-o. Aguarde pacientemente o desabrochar da flor e as novidades de sua vida. Não tente apressá-las. Com suavidade, faça sua parte da melhor forma possível e, acredite, Deus fará a dele.
3. Terceiro degrau: busque serenidade
O coração suave é manso e acolhedor, além de educado e amável. Tenha certeza: qualquer gigante tomba diante da tranquilidade e da doçura. Se alguém lhe acolher com aspereza, devolva com um sorriso terno. A simpatia consegue quebrar qualquer gelo.
4. Quarto degrau: seja alegre
Após o ressuscitar de Jesus, ninguém mais tem o direito de ser triste. Afinal, esse ato foi a prova de que Deus ama você. Motivo, portanto, suficiente para lhe fazer feliz. Cara amarrada não leva a nada. Sorria sempre, demonstrando alegria.
5. Quinto degrau: lute por justiça
Ao encaixarmos peças sem deixar folga, cremos estar tudo justo. Ser íntegro, então, é respeitar os outros e não deixar espaço para a desonestidade. Com justiça, os demais degraus ficarão menos penosos.
6. Sexto degrau: saiba dar e receber perdão
Só evoluímos ao desculpar e ser desculpado. afinal, somos humanos e falhos. A perfeição pertence a Deus. Então, quando erramos, pedimos perdão. Erraram, perdoemos. Estar sempre com o coração aberto, embora difícil, nos aproxima de Deus.
7. Sétimo degrau: ame!
Enfim, o último passo. O amor só pode ser vivido depois de você ter escutado, com paciência e serenidade, seu coração e os conselhos de Deus. Assim, com a alma mais afetuosa, conseguirá agir com alegria e justiça, fazendo brotar o perdão. Não à toa, o amor está no topo dessa escada. Afinal, a pessoa que compartilha esse sentimento só pratica o bem e procura sempre o melhor. Amar é deixar deus tomar conta do seu íntimo. Esse também é o caminho mais indicado para caminhar em direção às realizações plenas. A boa consequência? Encontrar o sentido da própria existência, porque só somos melhores ao nos apaixonarmos. Por isso, por mais difícil que seja amar e se permitir ser amada, esse desejo deve estar entre as principais metas a serem alcançadas. O motivo: encontrando o amor, estará mais próxima de Deus.
Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário