quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Europa: Bispos pedem visão política de longo prazo para superar a crise

Por uma comunidade de solidariedade e responsabilidade

Em meio à crise do euro, os bispos da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (COMECE) convidaram a União e seus cidadãos a não culparem uns aos outros, mas a assumirem uma corresponsabilidade na busca de soluções. E pediram dos líderes europeus uma visão de longo prazo para superar a crise.

São as principais mensagens da Assembleia Plenária de Outono da COMECE, de 26 a 28 de outubro, em Bruxelas, dedicada a debater a crise e o futuro da integração europeia.

Os bispos ouviram especialistas como Peter Wagner, da Comissão Europeia, que apresentou a missão da força-tarefa para a Grécia; Lans Bovenberg, da universidade de Tilburg; Emmanuel van der Mensbrugghe, do Fundo Monetário Internacional na Europa, e Jean-Pierre Jouyet, presidente da Autoridade Francesa dos Mercados Financeiros. Todos apresentaram seu ponto de vista sobre as causas econômicas e políticas da crise de dívida na Europa.

As conclusões do encontro apontam que as causas da crise são estruturais e enraizadas principalmente nas escolhas de curto prazo das últimas décadas, motivadas por razões eleitorais e políticas. Estas escolhas refletem comportamentos individuais do consumismo financiado pelos créditos. Na situação atual, a cultura da culpa não conduz a nada. Os europeus deveriam unir-se para superar a situação, que não significa declive, mas oportunidade de renovação.

Os bispos estão convictos de que a Igreja pode ser uma força para a coesão e para a esperança dentro das sociedades europeias, ameaçadas pelo populismo e pela divisão. As raízes mais importantes da presente crise são morais e espirituais. O relativismo moral está mudando o senso da responsabilidade pessoal e coletiva e o sentido do bem comum. Através dos seus serviços sociais, as Igrejas ajudam os mais fracos da sociedade e promovem a dignidade humana e o bem comum diante das tendências individualistas.

Os bispos da COMECE também fizeram uma declaração sobre a Economia Social de Mercado, termo inserido no Tratado da União Europeia com o Tratado de Lisboa.

A declaração, intitulada “Uma Comunidade Europeia de Solidariedade e Responsabilidade”, será publicada em janeiro de 2012.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário