terça-feira, 29 de novembro de 2011

EUA: Igreja Católica financia 174 projetos na América Latina

Parte importante é para a reconstrução no Haiti e no Chile

O Subcomitê para a Igreja na América Latina, da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), aprovou o financiamento de 174 projetos, no valor de aproximadamente 2,7 milhõesdólares levantados com doações, para apoiar o trabalho pastoral da Igreja em 19 países do continente. A seleção de projetos foi feita no último dia 12.
"Decidir como usar o dinheiro doado pelos paroquianos nas coletas para ajudar a Igreja é um trabalho sério e importante. Discutimos bem todos os projetos pastorais mais importantes, que devem ser financiados para sustentar a Igreja na América Latina”, disse o arcebispo de Los Angeles e presidente da subcomissão, Dom José Gomez.
"Também trabalhamos diligentemente para apoiar a Igreja no Haiti e no Chile, que estão começando a reconstruir a infraestrutura das comunidades afetadas pelos terremotos do ano passado", acrescentou.
Durante a reunião, foram aprovadas as primeiras subvenções para os projetos de reconstrução no Haiti. Entre eles estão o trabalho de consolidação estrutural de uma escola diocesana de ensino médio em Jacmel e a reforma da co-catedral de Miragoanes, com custo total de quase 100.000 dólares.
A subcomissão está ajudando os bispos haitianos na reconstrução pós-terremoto das estruturas necessárias para garantir a sua segurança e funcionalidade. Todos os auxílios da USCCB para a reconstrução do Haiti serão geridos através da Parceria para a Reconstrução da Igreja no Haiti, um órgão criado para esse fim pela Conferência Episcopal do Haiti.
A subcomissão também aprovou o financiamento de vários projetos pastorais, da formação de ministros e de projetos extraordinários.Por exemplo, um subsídio de 95.000 dólares foi doado para a Prelazia de Yauyos, Peru, para a reconstrução das igrejas danificadas pelo terramoto de 2007. Foram também aprovadas ajudas de mais de meio milhão de dólares para ajudar a Igreja em Cuba. O financiamento para a formação de religiosos, seminaristas, sacerdotes e diáconos permanentes atingiu a soma de 1,8 milhões de dólares neste ano.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário