sábado, 19 de novembro de 2011

Cidades Santas: Tel Aviv - Yafo

Tel Aviv, geralmente chamada "a cidade que nunca para", foi a primeira cidade judia moderna construída em Israel e é o centro econômico e cultural de Israel. É uma cidade viva e ativa, com entretenimento, cultura e arte, festivais e uma vida noturna ativa.

Situada numa faixa de 14 quilômetros de comprimento no litoral do Mediterrâneo, Tel Aviv se estende além do Rio Yarkon ao norte e o Rio Ayalon no leste. Centenas de milhares de trabalhadores, visitantes, turistas e pessoas procurando diversão andam na cidade todos os dias, até as primeiras horas da manhã, buscando por clubes noturnos, restaurantes e centros de entretenimento da cidade.   

História

A história de Tel Aviv começa em Jafa (Yafo) - a antiga cidade adjacente com 3000 anos de idade que se encontra para o sudoeste. A atual Cidade Velha de Jafa foi construída durante o Império Otomano e as suas casas de pedras e ruas estreitas abrigam o pitoresco quarteirão dos artistas e um centro para turistas.  

Entre as atrações principais da Jafa Antiga estão o Gan HaPisga - o Jardim do Pico com os seus restaurantes, galerias, lojas de artigos de judaica e um clima especial, o calçadão ao lado do mar e as muralhas da cidade velha, o centro dos visitantes no antigo pátio da corte e o porto de pesca.  

Existem também vários sítios cristãos importantes na Jafa Antiga, como a Igreja de São Pedro, que data do século SVII, a casa de Simão, o Curtidor, onde Pedro teve a sua visão dos animais não casher, e a tumba de Tabitha, cujas boas ações permitiram que Pedro a ressuscitasse. Em volta de Jafa se encontra a torre do relógio otomano, um mercado vibrante que vende objetos de segunda mão que vale sempre à pena visitar e o bairro de Ajami.  

Em 1909 sessenta e seis famílias judias que viviam em Jafa estabeleceram o primeiro bairro do que se tornaria a cidade de Tel Aviv. O bairro, que se chamava "Achuzat Bait" (pedaço de terra reivindicado por um colono), originalmente se encontrava em Jafa.  Em 1910 foi renomeado de Tel Aviv, e o bairro começou a se expandir. Outros bairros foram adicionados até que, eventualmente, se tornaram o centro do Ishuv - o assentamento judeu na Palestina daquela época.  Foi em Tel Aviv, em 14 de maio de 1948 que David Ben Gurion declarou a independência do Estado de Israel.

O bairro antigo Achuzat Bait, que se estende da Rua Montifiore e Yehuda HaLevi é o núcleo histórico de Tel Aviv.  Para o oeste se encontra o bairro de Naveh Tsedek, que foi o primeiro bairro judeu estabelecido fora de Jafa em 1887.  O bairro foi renovado nos anos 80 e agora é um bairro pitoresco e charmoso, onde muitas das casas originais ainda se encontram inteiras.  Há muitos prédios nos bairros vizinhos a Achuzat Bayit que foram construídos no estilo eclético que foi popular em Tel Aviv nos anos 20. Blocos de prédios construídos neste estilo podem ser encontrados em Nahalat Binyamin e no "coração da cidade" - o triângulo entre a Rua Shenkin, a Avenida Rothschild e a Rua Allenby.  
  
A Cidade Branca

Tel Aviv tem uma abrangente variedade de estilos arquitetônicos, que foram influenciados por várias escolas de arquitetura - entre elas o estilo Bauhaus internacional. A porção central de Tel Aviv - que é conhecida como "A Cidade Branca" contém o maior grupo de prédios no mundo construídos no estilo Bauhaus internacional.  Por esta razão a Cidade Branca foi declarada como um sítio do patrimônio mundial pela UNESCO. O estilo foi originado na Alemanha e se baseia em formas geométricas simples e assimétricas, e floresceu dos anos 30 até o estabelecimento do Estado.  Logo outros arquitetos da cidade também foram atraídos.   

A Cidade Branca se estende da Rua Allenby no sul ao Rio Yarkon no norte, e da Avenida Begin no leste para o mar. Há grandes concentrações de prédios neste estilo na Avenida Rotshchild e na área do Dizengoff Center. O Park HaYarkon se encontra na parte norte da Cidade Branca, nas margens do Rio Yarkon. O porto de Tel Aviv se encontra no canto noroeste e tem uma grande concentração de centros de entretenimento, clubes noturnos e restaurantes.   

Cultura e Entretenimento

Tel Aviv é o centro de Israel para a cultura e o entretenimento. A cidade tem mais de 20 museus, sendo os mais importantes o Museu da Terra de Israel (HaAretz) e o Museu de Arte de Tel Aviv.  Outros museus de Tel Aviv incluem o Museu da Diáspora, o Museu de História das Forças de Defesa de Israel, o Museu Etzel, O Museu da Haganha, o Museu do Palmach, o Museu Kekhi e o Museu Nachum Guttman.   

A cidade abriga a Orquestra Filarmônica de Israel e a Companhia de Ópera Israelense, além da maioria das companhias nacionais de dança e teatros.  

Tel Aviv também é o centro nacional para a vida noturna e o entretenimento, e é cheia de clubes noturnos com música de todos os tipos, dança, restaurantes, pubs, cafeterias, discotecas, cinemas, auditórios e salas de concerto.  

Tel Aviv tem praias para o banho e um calçadão romântico em frente ao mar.

Os sítios históricos importantes de Tel Aviv incluem a Casa de Bialik, a Casa de Ben Gurion, a Casa de Dizengoff, o antigo cemitério na Rua Trumpledor e a Casa de Reuven. Os amantes da natureza podem visitar o jardim em Abu Kabir, o Parque HaYarkon e os Jardins Botânicos perto da Universidade de Tel Aviv. Famílias com crianças podem desfrutar de um parque de diversões repleto de ações. 

A cidade tem várias praças, sendo as mais conhecidas a Praça Rabin, a Praça HaMedina e o Círculo de Dizengoff.  

Onze das igrejas, monastérios e mesquitas da cidade, com a Igreja de S. Pedro e o Monastério Franciscano estão localizados em Jafa.   

As pessoas que passam as férias em Tel Aviv podem se hospedar em qualquer um das dezenas de hotéis, pensões e albergues espalhados pela cidade. Estes oferecem todos os tipos de acomodação, desde quartos luxuosos a uma hospedagem simples e agradável.  

Tel Aviv também é um centro de negócios e comércio, com mercados pitorescos e agitados como o "mercado das pulgas" em Jafa, o mercado Carmel, o Mercado HaTikva e o mercado Levinsky. Há também shopping centers modernos como o Dizengoff Center e o Azrieli Center, e centros comerciais importantes para empresas de alta tecnologia, corretoras de imóveis e o mercado de valores. Todos estes fazem de Tel Aviv a capital comercial de Israel, e um centro internacional de convenções, exibições e conferências.

Fonte: Ministério do Turismo de Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário