terça-feira, 26 de junho de 2012

Ano da fé: Eventos com a presença do Papa


A Santa Sé divulgou ontem durante uma conferência de imprensa o calendário de eventos do Ano da Fé, a partir de 11 de outubro deste ano até 24 de novembro de 2013. Apresentamos aqui aqueles em que o Papa Bento XVI estará presente.

A abertura solene do Ano da Fé, na Praça de São Pedro em 11 de outubro de 2012, e por ocasião do 50 anos do início do Concílio Vaticano II: será uma missa concelebrada por todos os Padres Sinodais, os Presidentes das Conferências Episcopais do mundo e os Padres do Concílio ainda vivos quem puderem participar.

Em 21 de outubro de 2012, será a canonização de seis mártires e confessores da fé: Jacques Barthieu, padre jesuíta, missionário martirizado em Madagascar (1896); Pedro Calungsod, catequista leigo, mártir nas Filipinas (1672); Giovanni Battista Piamarta, sacerdote testemunho de fé na educação da juventude (1913); madre Marianne (Barbara Cope) testemunha de fé na colônia de leprosos de Molokai (1918); Maria do Monte Carmelo, religiosa na Espanha (1911); Catalina Tekakwitha, leiga indígena mohawk do Canadá, primeira santa pele vermelha, convertida ao catolicismo (1680); e Anna Schäffer, leiga da Baviera, testemunha do amor de Cristo a partir de seu leito de sofrimento (1925).

25 de janeiro de 2013: celebração ecumênica na basílica de São Paulo Fora dos Muros em caráter solene.

Sábado, 2 de fevereiro: celebração para os consagrados ao Senhor na religião, na Basílica de São Pedro.

Domingo de Ramos, 24 de março, dedicado aos jovens que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude.

Domingo 28 de abril, dedicado aos jovens que receberão a Confirmação. O Santo Padre conferirá a um pequeno grupo de jovens.

Domingo, 5 de maio. Será dedicado à fé e à piedade popular; uma forma peculiar da fé do povo e a vida das confrarias.

A Vigília de Pentecostes, 18 de maio, é dedicada a todos os movimentos, antigos e novos, com peregrinação ao túmulo de São Pedro. "Na praça de São Pedro pediremos ao Senhor que envie-nos ainda, e em tal abundância, o seu Espírito para que se renovem os prodígios como nos primeiros dias da Igreja primitiva."

Festa de Corpus Christi, domingo 02 de junho, com uma solene adoração eucarística simultânea em todo o mundo.

No domingo, 16 de junho: testemunha do 'Evangelho da vida’ em defesa da dignidade da pessoa humana desde a concepção à morte natural.

Domingo 7 de julho.Em São Pedro: conclusão da peregrinação de seminaristas, dos noviços e noviças e daqueles que estão a caminho.

De 23 a28 de Julho: Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

29 de setembro, dedicado aos catequistas. Recordará também os vinte anos desde a publicação do Catecismo da Igreja Católica.

Domingo, 13 de Outubro, na presença de todas as realidades marianas, para indicar que a Virgem Maria, Mãe de Deus pode realizar autênticas maravilhas.

Domingo, 24 de Novembro. Será realizada a jornada conclusiva do Ano da Fé.

Haverá muitas outras iniciativas, como as dos Dicastérios que celebrarão os 50 anos do Concílio, com várias conferências e atividades culturais.

Não faltarão grandes eventos de caráter cultural, arte, literatura e música, onde tantos homens e mulheres manifestaram genialidade e fé. Dentre estes a exposição no Castel Sant'Angelo de 7 de Fevereiro a 1 de maio com obras particulares sobre a figura do apóstolo Pedro e um grande concerto na Praça de São Pedro no sábado, 22 de Junho.



Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário