quarta-feira, 13 de junho de 2012

Card. Odilo é o Enviado Especial de Bento XVI para a Rio+20


O Arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, será o enviado especial do Papa Bento XVI e chefe da Delegação da Santa Sé na Conferencia das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro.

O arcebispo foi nomeado para os dias 20 a 22, quando se realiza o Encontro de Alto Nível da Conferência, com a presença de diversos chefes de Estado. Dom Odilo foi comunicado da nomeação pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'Aniello, por carta datada de 29 de maio. A carta do Núncio informa que também farão parte da Delegação da Santa Sé o Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, Dom Francis Chullikatt, e três colaboradores, Pe. Philip J.Bené, Pe. Justin Wylie e o Advogado Lucas Swanepoel".

A Rio+20 marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais: "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza"; e "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável".

A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência.

Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Encontro de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.


Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário