quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ecumenismo na Rio+20


O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e o Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Rev. Olav Fykse Tveit, exortam os participantes na Rio+20 a trabalharem em favor da sustentabilidade da terra e a adotar compromissos mais firmes no campo da justiça ecológica.

Em sua mensagem, Bartolomeu I fala das dificuldades que os dirigentes mundiais deverão enfrentar na Rio+20para tentar “corrigir a degradação do planeta” , observando que “os delegados não devem ficar na superfície dos problemas, mas investigar suas causas profundas, que residem no coração e na mente dos seres humanos”.

O Patriarca Ecumênico pede aos participantes que percebam o mundo em sua dimensão espiritual e física, já que o “mundo é um lugar sagrado, assim como nosso único lar”.

“O que propomos e proclamamos aqui não é simples retórica teológica. Para muitas pessoas, se trata de uma questão de vida ou de morte”, acrescentou.

Para o Secretário-Geral do CMI, Rev. Tveit, os governos têm a oportunidade na Rio+20 de renovar os compromissos assumidos no passado e empreender “a rota em direção ao futuro sustentável que queremos”.

“Os critérios da paz e da justiça deveriam permear o conteúdo de uma economia verde, baseada em princípios como a sustentabilidade, a dignidade, a suficiência e a inclusão”, acrescentou Tveit. “Temos esperança. Cremos que Deus renove toda a criação por meio do Espírito, para que a vida prevaleça”, concluiu.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário