terça-feira, 19 de junho de 2012

Sérvia: encontro entre Patriarca ortodoxo e arcebispo católico


Refletir “com respeito e responsabilidade sobre tudo o que ocorreu no passado”, porque “só assim podem ser curadas as feridas e se pode olhar ao futuro com maior serenidade”. É o que escrevem o primaz da Igreja Ortodoxa sérvia, o Patriarca Irineu, e o Arcebispo de Zagreb, Cardeal Josip Bozaninc, num comunicado conjunto divulgado na última sexta-feira. O texto foi divulgado após o encontro que os responsáveis das duas Igrejas, acompanhados por alguns membros do Santo Sínodo da Igreja ortodoxa sérvia e da Conferência episcopal croata, tiveram no último dia 08 de junho na sede episcopal de Zagreb.

“Os participantes do encontro, como Pastores de seus fiéis e cidadãos de seus Países, estão conscientes de que muitas questões sobre o passado são ainda pedras de tropeço”. E acrescentam: “É necessário quanto antes esclarecer os eventos sobre os quais ainda não existe bastante sensibilidade na opinião pública seja croata seja sérvia”.

Por isso, os bispos “apoiam” as comissões que trabalham para esclarecer os crimes do regime comunista e para que sejam assinalados de maneira digna os túmulos das vítimas. O comunicado lança um importante apelo “aos responsáveis pela vida política e social, mas também a cada pessoa que tem algum conhecimento sobre as pessoas desaparecidas durante a guerra dos anos 90 do século passado, que ainda não foram encontradas, para ajudem em encontrá-las ou informem onde estão sepultadas”.

“Este é um ato extraordinário de humanidade e de ajuda às famílias – escrevem os bispos católicos e ortodoxos – que não deixam de viver na dor, algumas há mais de vinte anos. A todos os que se encontram na dor e sofrem, os bispos expressam não só pesar, mas também sua humana proximidade, solidariedade cristã e participação na dor”.

O processo de cura das feridas do passado deve, porém se realizar com “justiça e igualdade de tratamento” e, portanto, enfrentado “com a luz do Evangelho”. O comunicado conclui expressando o desejo de que o encontro de Zagreb “seja testemunho dos valores cristãos fundamentais e comuns a ambas as Igrejas”. No final do encontro, o patriarca doou ao cardeal a cruz que a Igreja Ortodoxa sérvia presenteia as personalidades mais importantes; por sua vez o cardeal homenageou o patriarca com um exemplar único da imagem de Nossa Senhora “Mãe de Deus da Porta de Pedra”, Padroeira de Zagreb.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário