quarta-feira, 6 de junho de 2012

Veja Jerusalém, Haifa, Jaffa e Tel Aviv em tours virtuais


De Jerusalém às praias de Tel Aviv, Israel tem vários atrativos turísticos. E muitos deles agora podem ser explorados por meio da tela do computador, com a inclusão de cinco cidades israelenses no Google Street View.

O projeto permite que o usuário veja imagens em 360° de locais como o Muro das Lamentações e a via Dolorosa, em Jerusalém; o bairro de Neve Tzedek, em Tel Aviv; o porto histórico de Jaffa; e os jardins Baha'i, de Haifa.

É possível mover as imagens com comandos interativos, dando ao usuário a impressão de que ele "passeia" pelos locais fotografados.

E, realmente, com exceção dos rostos borrados para proteger a identidade das pessoas fotografadas ao acaso, a sensação é mesmo a de um passeio por essas cidades.

Ao longo da Via Dolorosa, o Street View registra as diversas lojas de roupa, os famosos arcos, além da mescla de turistas e moradores que colore as ruas de Jerusalém.

Na igreja do Santo Sepulcro (o interior não é mostrado), um grupo de turistas usando o mesmo boné divide o espaço com frades.

Já as imagens do monte das Oliveiras mostram uma vista panorâmica de Jerusalém --não deixe de "subir" pela via para mais paisagens.

O Street View registra apenas os exteriores do museu de Israel e do Yad Vashen, o museu do Holocausto, mas parte do acervo do primeiro pode ser visto por meio do Art Project, que exibe obras de museus ao redor do mundo, incluindo o Masp e a Pinacoteca, em São Paulo.

O porto de Jaffa, tido como um dos mais antigos do mundo, pode ser percorrido ao longo do mar, mostrando grafites em seus galpões.

Outra atração da cidade que pode ser vista pelo Street View é a torre do Relógio, uma das sete torres construídas no país durante o período otomano. Restam apenas essa e outra em Jerusalém.

BAUHAUS

Um local bem interessante é a praça Bialik, em Tel Aviv, com seus prédios da escola de Bauhaus --há mais arquitetura no estilo ali do que em qualquer outra cidade do mundo.

Já as famosas praias da cidade podem ser "visitadas" em um dia de sol e céu limpo, com quiosques na areia e bares na orla. O mar --e o grosso dos banhistas-- estão protegidos do zoom, e só podem ser observados de uma certa distância.

Também é possível percorrer as ruas de Neve Tzedek, bairro boêmio de Tel Aviv, conhecida por sua agitada cena noturna. As imagens, porém, são diurnas, mostrando ruas calmas.

Por fim, não saia da galeria sem dar uma olhada nos jardins e o santuário baha'i, em Haifa, centro internacional da fé baha'i, que prega a união das religiões.

O prédio do santuário mescla elementos ocidentais e orientais, enfatizando a ideia de união das religiões do mundo.

Infelizmente, como o Street Art não mostra interiores, só se vê o local a partir do portão --mas a vista dali já impressiona.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário