sábado, 23 de junho de 2012

Turismo sustentável e responsável será o tema da WTM Latin America


A feira de turismo WTM Latin America, acontecerá de 23 a 25 de abril de 2013 em São Paulo, no Transamerica Expo Center, e terá como principal tema o rápido crescimento do turismo de forma sustentável e responsável. Trata-se de um dos maiores desafios da América Latina nos próximos anos, graças a eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

O tema fará parte do Programa de Turismo Responsável Mundial que será apresentado durante a WTM – LAT e que terá como curador o Dr. Harold Goodwin, professor de Gerenciamento do Turismo Responsável da Leeds Metropolitan University, Inglaterra. “Frequentemente dizem que as florestas latinoamericanas são a principal fonte para o turismo e realmente já existem alguns conhecidos e rentáveis negócios nesta área, mas será que existe espaço para criar oportunidades de turismo de massa nestes locais?”, questiona ele.

Goodwin será um dos palestrantes da 6ª Conferência Internacional sobre Responsabilidade Turística em Destinos, marcada para o próximo dia 18 de junho na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, e promete abordar o assunto também durante um dos painéis da WTM Latin America 2013. “Eventos esportivos proporcionam aos destinos a oportunidade de mostrar suas culturas e seus meio-ambientes, além de serem vantajosos comercialmente, porém eles precisam garantir o legado da sustentabilidade”, afirma o especialista.

O Programa de Turismo Responsável Mundial incluirá ainda sessões sobre a contribuição das certificações na criação do turismo sustentável e um case sobre os hotéis “verdes”. De acordo com o Organização Mundial do Turismo (OMT), a chegada de turistas à América Latina aumentou 10% em 2011, em relação ao ano anterior. Foi o maior crescimento registrado em qualquer região.

“O posicionamento da América Latina como o destino de maior crescimento turístico acarreta uma enorme responsabilidade”, afirma Richard Mortimore, Diretor Geral da Reed Travel Exhibitions. “A região possui alguns ecossistemas frágeis, assim como algumas comunidades locais em risco. Então o turismo tem um importante papel de gerar investimentos, mas não pode fazer isto em detrimento do meio ambiente ou prejudicando as vidas daqueles que chegaram antes dos turistas”, completa.

Esta será a primeira edição da WTM Latin America.
Mais informações: www.wtmlatinamerica.com

Fonte: Mercado e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário