sexta-feira, 8 de junho de 2012

Santuários Marianos Europeus: Nossa Senhora de Medjugorje



Este é o último artigo da série iniciada pela Caminhos Sagrados Turismo em fevereiro sobre os principais Santuários de devoção a Nossa Senhora na Europa. Já foram publicados textos sobre o Santuário Nossa Senhora Del Pilar, na Espanha, Santuário de Lourdes, na França, e Santuário de Fátima, em Portugal. Conheça agora no a história do mais novo templo de peregrinação, o Santuário de Medjugorje, na Bósnia, onde as aparições mais recentes da Virgem Maria têm ocorrido.


Nossa Senhora de Medjugorje


A história do Santuário começa em 13 de maio de 1917, quando a Virgem Maria faz sua primeira aparição a três pastorzinhos na Freguesia de Fátima, cidade de Portugal. As três crianças, Lúcia de 10 anos, Francisco de 9 anos e Jacinta de 7 anos, apascentavam ovelhas na Cova da Iria quando tiveram a visão.

Na ocasião, Nossa Senhora apareceu em meio a um clarão, que assustou as crianças que queriam fugir do local acreditando se tratar de um relâmpago. Mas Maria às chamou de volta, dizendo que eles deviam rezar e voltar ali sempre no mesmo dia dos próximos cinco meses.

Medjugorje é uma cidadezinha da Bósnia, antiga Iugoslávia, palco das mais recentes aparições de Nossa Senhora, que tem se manifestado até hoje aos videntes desde a infância destes, transmitindo mensagens do amor de Deus aos peregrinos e a todo o mundo.

Nossa Senhora Medjugorje

A primeira aparição da Virgem em Medjugorje se deu em 24 de junho de 1981 para seis crianças sobre a colina chamada Crnica, hoje conhecida como Colina das Aparições. Eles viram uma moça, com um bebê nos braços, que os chamava mais perto, mas eles tiveram medo e foram embora. No dia seguinte, apenas quatro das seis crianças sentiram um desejo de retornar ao local no mesmo horário, e assim fizeram. Eram eles Ivanka Ivankovic, Mirjana Dragicevik, Vicka Ivankovic e Ivan Dragicevic, e depois se juntaram a eles no local Maria Pavlovic e Jakov Colo.
.


No momento em que estavam todos reunidos a Virgem apareceu novamente, dessa vez sem o bebê, e os chamou. Sentindo que a mulher era Maria, as crianças se aproximaram, conversaram e rezaram com ela. Depois desse dia, as crianças começaram a ter aparições diárias, juntos ou separados, onde quer que estivessem.
Na terceira aparição, a Virgem transmitiu a sua primeira mensagem, onde pedia sempre a Paz. “Paz, paz, paz – e somente paz! A paz deve reinar entre Deus e o homem e entre os homens!"
Virgem em Medjugorje



As pessoas começaram a chegar a Medjugorje, primeiro em pequeno número, apenas as pessoas da cidade e, logo depois, pessoas vindas de todo o mundo, e afirmavam ter se convertido ali, saindo do local com a fé que antes não tinham. A polícia iniciou as investigações sobre o caso e, posteriormente, os médicos, que atestaram a total sanidade mental dos videntes.

As aparições se deram em um contexto contrário, em que a Iugoslávia era tomada pelo Estado comunista e ateu, onde não poderiam existir manifestações religiosas públicas, apenas particulares. Após as aparições da Virgem, a história começou a mudar. Quando perguntada pelos videntes o porquê de ter escolhido aquele local, a Virgem respondeu: “Porque são firmes na fé, fiéis a Deus e porque rezam”.

No local das aparições já existia uma capela dedicada a São Tiago, o protetor dos peregrinos, e Nossa Senhora manifestou que aquela capela era especial e por isso a havia escolhido para seu culto.
Após exatamente 10 anos da primeira aparição, em 25 de junho de 1991, teve início a guerra pela independência entre sérvios e croatas, quando houve a divisão da Iugoslávia em seis países, passando a cidade de Medjugorje para a Bósnia. Mesmo durante a guerra, a cidade permaneceu em paz, e nenhum atentado atingiu Medjugorje, que também não deixou de receber peregrinos do mundo todo.
 Santuario Medjugorje



A Igreja até hoje investiga os acontecimentos, mas ainda não se posicionou sobre a veracidade das aparições. A posição da igreja é de autorização do culto à Virgem no local, mas o estudo das aparições é longo, como foi em outros lugares como Lourdes e Fátima.

De qualquer forma, a mensagem de Medjugorje tem se disseminado pelo mundo e nos primeiros 20 anos de aparições 20 milhões de pessoas já haviam visitado a capela. Em 2008, uma matéria da revista Veja estimou que dois milhões de pessoas viajem anualmente à vila de Međugorje e que, no Brasil, a fé na Virgem da Bósnia já é compartilhada por cerca de um milhão de fiéis.


Os segredos e os videntes de Medjugorje


As mensagens de Nossa Senhora em Medjugorje falam principalmente de paz, fé, conversão, oração e jejum. Os videntes são portadores dos segredos da Virgem, que são dez no total, mas que ainda não foram revelados. Três videntes receberam apenas nove segredos e esses continuam a ver Maria diariamente. Os outros três veem com menos frequência, em datas marcadas por Nossa Senhora. Cada vidente recebeu da Virgem uma intenção de oração e seguem transmitindo a mensagem.




Mirjana Dragićević-Soldo Teve aparições diárias até o natal de 1982, quando recebeu o décimo segredo. Nossa Senhora lhe disse que em toda a sua vida ela lhe apareceria uma vez por ano, em 18 de março. No dia 2 de cada mês a vidente ouve a voz da Virgem e ora com ela pelos incrédulos.
Ivanka Ivanković-Elez Teve aparições diárias até 7 de maio de 1985. Depois desse dia em que recebeu o décimo segrego, a Virgem aparece a vidente uma vez por ano, sempre no dia 25 de junho. A intenção de oração que Nossa Senhora lhe confiou é pela família.
Jakov Čolo Teve aparições diárias até setembro de 1998. Após confiar-lhe o décimo segredo, Nossa Senhora lhe aparece uma vez por ano, no dia de Natal. A intenção de oração que Nossa Senhora lhe confiou é pelos doentes


Ivan Dragićević Recebeu apenas nove segredos e continua tendo aparições diárias. Ivan vive com a família nos Estados Unidos e testemunha as aparições por todo o mundo a grandes personalidades e a pessoas pobres que não tem condições de viajar à Medjugorje. A intenção de oração que Nossa Senhora lhe confiou é pelos jovens e pelos sacerdotes.

Vicka Ivanković-Mijatović Ainda não recebeu o último segredo e continua vendo a Virgem todos os dias e orando pelos doentes.

Marija Pavlović-Lunetti continua a ter aparições diárias e é através dela que Nossa Senhora transmite suas mensagens para a paróquia e para o mundo todo dia 25 de cada mês. Nossa Senhora lhe confiou nove segredos. Vive com a família na Itália e visita Medjugorje com frequência. A intenção de oração que Nossa Senhora lhe confiou é pelas almas do purgatório.


Todos os videntes se casaram e tiveram filhos. Levam uma vida normal, o que também afirma a sanidade mental de cada um.

A vidente Mirjana, a primeira a receber todos os segredos, foi orientada por Nossa Senhora a escolher um padre para revelar os segredos. Mirjana escolheu Pedro Ljubicic, que tem a missão de revelar os segredos três dias antes de eles acontecerem. Isso significa que os dez segredos estão vinculados ao tempo de vida do padre, hoje com 66 anos de idade.

Enquanto isso os fiéis esperam que os segredos se revelem. Alguns esperam para crer. Sobre isso, Nossa Senhora disse aos videntes que “ninguém deverá ficar esperando pelos segredos para crer, pois, então, já poderá ser muito tarde".

Hoje, dos milhões de pessoas que visitam Medjugorje, muitos são jovens que peregrinam para participar do Festival da Juventude, que acontece anualmente e recebe jovens do mundo todo.

As mensagens mensais de Nossa Senhora à vidente Marija, todo dia 25, são traduzidas para muitas línguas e divulgadas pelo mundo. Essas são direcionadas para os peregrinos que se encontram em Medjugorje no momento da aparição e em todas elas a Virgem termina agradecendo a peregrinação, como se vê na última mensagem em 25 de abril:

“Queridos filhos: Também hoje os convido a oração e que seus corações, filhinhos, abram-se para Deus como a flor se abre para o calor do sol. Eu estou com vocês e intercedo por todos vocês. Obrigada por terem atendido ao meu chamado”.

Ainda hoje, como no início, pessoas afirmam ter sua fé reforçada com os encontros com a Virgem em Medjugorje. Muitas experiências e pedidos atendidos fazem com que as peregrinações na cidade aumentem a cada ano e auxiliam no processo de aprovação da Santa Sé.

Agora que você já conhece a história dos principais Santuários Marianos da Europa, se você também deseja ter sua fé renovada em um encontro com Maria nesses lugares abençoados, conheça os roteiros da Caminhos Sagrados Turismo e comece a planejar sua peregrinação.

Com informações do Centro de Informações em Língua Portuguesa de Medjugorje:

Para enviar este e-mail para um amigo  acesse aqui

     
       

       
       

       

       

       

          

   

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário