terça-feira, 8 de maio de 2012

7º Congresso Mundial da Pastoral do Turismo

Com aproximadamente 200 participantes, representando mais de 40 países, aconteceu em Cancum, México, o 7º Congresso Mundial de Turismo, com o tema “O Turismo que marca a diferença”.
O evento teve o seu início com a celebração da eucaristia presidida pelo Núncio Apostólico no México, dom Christophe Pierre. Logo após, na sede do congresso, aconteceu a sessão inaugural, com a leitura da mensagem do papa Bento XVI, que destacou a importância do Turismo nos dias de hoje.

“O turismo, é sem dúvida, um fenômeno característico do nosso tempo, quer pelas significativas dimensões atingidas quer pelas perspectivas de crescimento previstas. Como toda realidade humana, também ele deve ser iluminado e transformado pela Palavra de Deus. Com esta convicção, a Igreja, na sua solicitude pastoral e ciente do importante influxo que este fenômeno tem sobre o ser humano, acompanha-o desde os primeiros passos, sustenta e promove as suas potencialidades e, ao mesmo tempo, assinala os seus riscos e desvios e empenha-se por corrigi-los”.

O bispo prelado de Cancun, dom Pedro Pablo, assinalou a importância da Pastoral do Turismo para a Igreja no mundo, destacando o valor e os desafios do turismo nos dias de hoje. Já o cardeal Antônio Maria Veglió, presidente do Pontifício Conselho para os Migrantes e Itinerantes, saudou a todos recordando a mensagem do Santo Padre. “O turismo é um fenômeno característico de nossa época que teve, em 2011, a significativa cifra de 980 milhões de chegadas internacionais”, disse o cardeal.

O Congresso seguiu até o dia 27 contando com os seguintes temas “O patrimônio religioso a serviço do turismo e da evangelização”; “boas práticas em turismo religioso”; “novas rotas de turismo religioso”; “a pastoral do turismo a serviço da nova evangelização”; “experiências pastorais no campo do turismo dos cristãos”; “a jornada mundial do turismo”; “as novas tecnologias, as redes e a Pastoral do Turismo”; “o Código de Ética do Turismo”; “turismo social, responsável e justo”.

A delegação brasileira contou com a presença de dom Anuar Batistti, arcebispo de Maringá e referencial da Pastoral do Turismo, padre Carlos Alberto Chiquim, coordenador Nacional da Pastoral do Turismo e mais cinco agentes de pastoral e agentes turísticos.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário