terça-feira, 1 de maio de 2012

Curso de Atualização em Liturgia

Com objetivo de partilhar experiências e conhecimentos, e animar a vida litúrgica das comunidades, está sendo oferecido o Curso de Atualização em Liturgia, a ser realizado em duas etapas (dois janeiros consecutivos) em regime de internato.

É organizado pela equipe do Centro de Liturgia “D. Clemente Isnard”, em São Paulo, em parceria com o Campus Pio XI do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

O centro de liturgia é constituído por um grupo de liturgistas que se dedica à formação e à pesquisa litúrgicas com objetivo pastoral de construir um saber teológico-litúrgico, na partilha e na busca de caminhos para a liturgia no Brasil, à luz da renovação. Para o curso, serão oferecidas 50 vagas, cujo conteúdo será embasado nas recomendações do Concílio Vaticano II, além de outros pronunciamentos do magistério da Igreja, em particular na América Latina e especialmente no Brasil.

A proposta é construir um saber teológico-litúrgico mediante a articulação de três momentos: a observação e descrição de ações rituais das assembleias litúrgicas; o confronto dos dados observados com os ritos fundados em Jesus Cristo e transmitidos pela Tradição; a identificação de elementos e busca de pistas para dar continuidade ao processo de renovação e inculturação da liturgia, que seja cume e fonte de uma vida cristã comprometida com a transformação do mundo.

O conteúdo programático será dividido em duas etapas. Na primeira (a ser realizada em janeiro de um ano ímpar), podemos destacar disciplinas como a Introdução ao Ofício Divino; Introdução a preparação de celebração; Música ritual; Contexto histórico geral da liturgia: dificuldades, realizações, desafios; Eucaristia como sacramento pascal; Eucologia (oração litúrgica), dentre outras.

Na segunda etapa (em janeiro de um ano par), haverá Espiritualidade litúrgica; Inculturação e piedade popular; Ministérios leigos e ordenados; Matrimônio; Bênçãos; Ano litúrgico; Pastoral litúrgica, além de outra atividades complementares.

Interessados em participar podem entrar em contato com a irmã Veronice Fernandes, que fica na Rua José de Moura Resende, 323, Jardim Caxingui, São Paulo (SP), Cep: 05517-000, Fone: (11) 3726-4833; Fax (11) 3722-4884, ou no e-mail: atualizacaoemliturgia@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: Prtal UM

Nenhum comentário:

Postar um comentário