sábado, 26 de maio de 2012

Câmera israelense faz viagem pelo corpo humano


Cápsula endoscópica PillCam para exame de cólon chega ao Brasil trazida pela Given Imaging, empresa israelense líder mundial em dispositivos médicos e pioneira neste tipo de equipamento.



Comparado ao enredo do filme “Viagem Insólita”, que contava a experiência de um piloto encolhido ao tamanho molecular e inserido no corpo de um coelho, a ficção científica tornou-se realidade no Brasil com chegada da cápsula endoscópica. Através de uma minúscula câmera tecnológica, que pesa pouco mais de quatro gramas e que após ser engolida consegue gerar mais de 100 mil imagens em um exame típico, sem anestesia, a novidade está no aperfeiçoamento do exame de endoscopia que, apesar de não substituí-lo, consegue garantir com muito mais precisão ao diagnóstico do paciente.

Uma década no Brasil – Para os aficionados por tecnologia voltada para a saúde, vale relembrar que há 10 anos o Brasil entrou na realidade da medicina do futuro, atestado pela criação da cápsula inteligente. A ideia surgiu de um médico e de um engenheiro militar em Israel no ano de 1998. Ambos imaginaram criar um pequeno míssil, capaz de chegar até o intestino delgado e conseguir realizar exames que até então não existiam. Um tanto quanto utópica, a cápsula acabou se tornando realidade ao ser lançada no Brasil em 2001, com o diferencial de unir três vertentes indispensáveis: fotografia, tecnologia e ciência em prol do paciente.

O dispositivo recebeu o nome de PillCam por volta de 2004 e, após passar por diversas atualizações, chegou a sua 2ª geração, medindo 11x31mm, com câmera mais sensível e de melhor resolução, além de ter controle automático de luz e duração da bateria de até 12h.

Procedimento – O paciente só precisa engolir e esperar a cápsula percorrer todo o intestino delgado e esôfago para dar o diagnóstico. No trajeto pelo organismo, a PillCam tira de quatro a 35 fotos por segundo, dependendo da velocidade da navegação. As imagens são coletadas por um sistema de gravação DR3, que dialoga com o dispositivo constantemente, avisando das mudanças de velocidade.

A cápsula já foi consumida por quase dois milhões de pacientes no mundo. O diagnóstico também é fácil de fazer, o médico faz o download dos dados em uma base apropriada do sistema e analisa as imagens em forma de filme no computador. O final da viagem pelo organismo também termina bem natural, excretado pelo corpo.

No Brasil, o produto foi trazido pela Given Imaging, empresa israelense líder mundial em dispositivos médicos e pioneira na produção da cápsula endoscópica, e que tem no Brasil a sua primeira subsidiária na América Latina. “A operação da GivenImaging no Brasil consolida o nosso pioneirismo e a alta tecnologia da PillCam, conferindo ao nosso país e aos nossos médicos a liderança da técnica na América Latina“, explica Mauro Jankelovicius, gerente geral da Given Imaging do Brasil.

Sobre a Given Imaging do Brasil

A Given Imaging é uma empresa israelense líder em equipamentos de gastroenterologia, com um amplo portfólio de cápsulas endoscópicas para intestino delgado, esôfago e cólon. O método, lançado em 1998, revolucionou a forma de visualização no trato gastrointestinal. No Brasil, a cápsula foi introduzida há 10 anos e, em 2012, o País ganhou a primeira subsidiária da companhia na América Latina.

Fonte: Pletz

Nenhum comentário:

Postar um comentário