sexta-feira, 25 de maio de 2012

JMJ: depois do Rio, o desejo do próximo encontro na África


No início deste mês, na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, o Secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, dom Barthélemy Adoukonou, natural de Benin, animou a juventude africana a pedir ao Papa Bento XVI uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na África, depois da edição no Rio de Janeiro, em 2013. Dom Adoukonou explicou que, depois do Brasil, a África poderia ser o próximo território em acolher os jovens católicos do mundo todo.

“Faremos tudo o que seja possível para impulsionar a juventude a que peça ao Santo Padre que, se nós somos pulmões da humanidade, por que não ser também pulmões da juventude cristã e africana?”

A primeira vez que surgiu o tema de uma JMJ africana foi em Rocca di Papa (Roma), durante um encontro celebrado no final de março, entre o comitê organizador da JMJ de Madri 2011 e Rio 2013.

Além disso, Bento XVI durante a viagem apostólica ao Benin, em novembro de 2011, afirmou que a África é o novo continente da esperança, e em numerosas ocasiões indicou que também é o pulmão da humanidade.

“Eu estou muito contente”, afirmou Dom Adoukonou. “É um desafio para futuro. Devemos começar desde já a insistir nisto e convidar o Santo Padre a ter presente a África na próxima escolha”.

Ao ser perguntado sobre o país onde se poderia celebrar o evento, Dom Adoukonou indicou que “se tivesse que escolher, seria em Yamoussoukro, capital da Costa do Marfim, que é onde está a réplica da Basílica de São Pedro do Vaticano”.

Enquanto isso no Brasil continua a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora. Contagem regressiva para a Arquidiocese de Goiânia acolher os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Durante quatro dias os Símbolos irão peregrinar pelo Vicariato de Silvânia, passarão por Goiânia, seguirão em romaria para a Basílica do Divino Pai Eterno, depois percorrerão o Vicariato de Inhumas e Aparecida de Goiânia. Retornarão à capital onde visitarão hospitais, asilos, presídios e outros lugares onde há sofrimento; em seguida irão para a Paróquia Universitária São João Evangelista e finalmente ficarão em veneração pública em todas as novenas perpétuas da Matriz de Campinas. No dia 26 de maio haverá Bote Fé Arquidiocese de Goiânia, em Trindade.

Mas sobre a expectativa de quanto jovens estarão presentes na JMJ no Rio de Janeiro, eis o que nos disse o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro.



Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário