sábado, 19 de maio de 2012

Especialistas ajudam a fazer as malas sem drama


Ainda que as pessoas viajem sob o pretexto de descansar e relaxar, para muitos, o estresse já começa na hora de arrumar as malas.

E não sem razão: escolher o que levar e o que deixar pode causar ou poupar dores de cabeça -ou nas costas- durante o passeio.

Para a "personal organizer" Andrea Wassilewsky Caetano, um dos erros mais comuns dos turistas é, justamente, encher demais a mala. "É comum que as pessoas não se lembrem que podem usar os itens comprados durante a viagem. Quem vai para os EUA, por exemplo, e pretende comprar uma calça jeans lá, não precisa levar uma do Brasil."

Entre as peças que não podem faltar, Andrea recomenda atenção nos calçados: "É essencial levar um par confortável, porque as viagens são um período em que as pessoas andam a pé mais do que normalmente", diz.

"Além disso, é preciso ter em mente a temperatura do local de destino. Quando vamos para lugares frios, saímos de casaco, mas, se entramos num ambiente fechado, a calefação estará ligada. Não dá pra sair vestindo qualquer coisa por baixo, é preciso ser algo que combine", alerta.

Vera Corradi, também "personal organizer", ressalta, igualmente, a importância de atentar para as combinações. Segundo Vera, as roupas que entram na mala devem ser, de preferência, versáteis, de cores básicas, feitas de tecidos que não amassem e que possam ser usadas tanto de dia quanto de noite.

FAZER CABER

"O primeiro passo para arrumar a mala é fazer uma lista do que será levado", recomenda Vera. Só então deve-se começar a colocar as peças no lugar.

A profissional ensina que as peças longas e pesadas são posicionadas no fundo da mala. As calças devem ser esticadas com as pernas para fora, enquanto os itens mais leves são acomodados -só depois elas voltam para dentro. Isso vai evitar que as calças fiquem com marcas de dobras na chegada ao destino.

"As camisas sociais, esportes e de gola polo devem estar sempre com o colarinho abotoado", acrescenta Vera.

Se algo vincar ou amassar, basta colocar em cabides, ao chegar ao local de hospedagem, e levar para o banheiro durante o banho: o vapor ajuda a tirar as marcas.

VÁCUO

E se, mesmo assim, o zíper ainda não fechar, a solução pode ser uma "vacuum bag" -sacolas fechadas a vácuo que retiram o ar das peças e as deixam mais compactas.

Segundo Andrea, elas podem ser especialmente úteis para empacotar jaquetas, blazers e roupas de inverno em geral, para destinos frios.

"No caso das viagens ao exterior, na hora de voltar ao Brasil, uma dica para economizar espaço é retirar as embalagens dos equipamentos eletrônicos comprados", completa Andrea.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário