sexta-feira, 25 de maio de 2012

Padre Juarez de Castro: Todo rio quer virar mar

Todo rio nasce de uma fonte pequenina e sem muita expressão. Um olho d’água, como se diz. Fraquinho, tímido e aparentemente sem força, aquele córrego nascente guarda dentro de si um grande desejo: ser um rio caudaloso e gigante e, quem sabe, tornar-se mar. Quem vê não imagina que ele possa crescer tanto. Mas esse rio guarda dentro de si a vontade, a determinação e a certeza de que nada o impedirá de se tornar um rio volumoso. E assim ele se une a outros veios de água, empresta sua força e usa a generosidade dos outros. Aos poucos, cresce até se tornar um rio propriamente dito.

Esse rio até poderia se acomodar e ficar quietinho em seu leito. Mas rio que é rio não se contenta em ser somente rio. Rio que se preza quer ser mar e não se acomoda, corre veloz em busca de mais águas e forças para se tornar grande. E quanto maior fica, mais aumenta seu desejo de ser mar e corre em direção ao seu objetivo. Passa por planícies, escava pedras dos caminhos, passa por entre montes que tentam desviar seu rumo, invade a várzea que tenta limitar seu curso. Afinal, rio quer ser mar e não vai se contentar em ser somente rio. Depois de percorrer caminhos longos e ultrapassar barreiras e desafios, o rio contempla o mar pois foi para isso que nasceu. Ao alcançá-lo, o rio se reinventa e se torna mar com o mar. Deixou de ser rio, deixou de ser aquele olhinho d’água para se tornar mar sem fim.

Houve pedras no caminho e ele passou por cima. Surgiram obstáculos, até fizeram uma barragem para ser gerada energia elétrica tentando conter o rio e seu desejo de ser mar, mas ele foi mais forte e ultrapassou também essa barreira. Houve quem tentasse desviar seu curso, mas ele não aceitou – afinal, queria ser mar. Tanto quis que venceu e se tornou mar. Venceu porque não permitiu que ninguém impedisse seu sonho. Venceu porque olhou o mar e desejou-o. E, com essa meta, teve forças para se colocar acima dos problemas que surgiram. E você? Também não quer ser mar?

Você não nasceu para ser riozinho, você nasceu para mais, você deve ser mar! Não aceite que destruam seus sonhos. Muito menos que desviem você de seu projeto. Olhe lá na frente o que você deseja e busque com determinação. Você irá encontrar desafios, obstáculos e, assim como o rio, tentarão fazer uma barreira para conter seus sonhos. Vão lhe chamar de maluco e dirão que você sonha demais. Mas foi isso que pensaram do rio que queria ser mar. Não fique triste. Não se contente com pouco e nem com migalhas. Deus criou você para a abundância e para o melhor. Querer ficar com pouco é matar seu sonho de ser mar. Não dê ouvidos às pessoas que querem desanimá-lo nem escute conselhos que façam você recuar. Sonhe! Sonhe com o mar que há de ser. Busque vencer as dificuldades e os problemas do dia a dia com a certeza que você conseguirá, pois como dizia Jesus: “Só quem persevera é que alcança a vitória”.

Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário