quarta-feira, 16 de maio de 2012

Descoberto selo mais próximo do local do Primeiro Templo


Em trabalhos arqueológicos a Autoridade de Antiguidades de Israel que estão sendo realizados em um cana de drenagem com mais 2.000 anos entre a Cidade de Davi e Parque Arqueológico de Jerusalém, foram feitas descobertas mais próximo do edifício do Primeiro Templo, e em seu piso foi encontrado um selo com a inscrição em Hebraico Antigo o nome "Matanyahu".

A descoberta foi feita em um dos restos da base de um edifício que data do final do período do Primeiro Templo, ambos foram descobertos abaixo da base do canal de drenagem antigo que está sendo exposto em escavações pela Autoridade de Antiguidades de Israel, a IAA sob o conhecido arco de Robinson no Parque Arqueológico de Jerusalém, junto ao Muro das Lamentações, ao lado do Monte do Templo . Este edifício é o mais estrutura do período do Primeiro Templo que foi encontrado até o momento em escavações arqueológicas.

Nas escavações que estão sendo realizadas pela Fundação Ir David(Cidade de Davi), um selo com a inscrição em hebraico, um selo pessoal que teria sido utilizado no final do período do Primeiro Templo. A selo é feito de uma pedra semi-preciosa e é gravada com o nome de seu proprietário: "Lematanyahu Ben Ho ..." ("למתניהו בן הו ...", que significa: "Pertencente a Matanyahu Filho de Ho ..."). O resto da inscrição está apagada e não pode ser lida.

Desde o início das escavações nesta área os arqueólogos decidiram que todo o solo retirado do local seria meticulosamente peneirado (incluindo peneiração utilizando água e a classificação completa dos restos materiais deixados na peneira). Esta medida científica está sendo feito em cooperação com milhares de alunos voluntários no Parque Nacional do Vale Tzurim. Foi durante o processo de peneiramento que o selo pequeno foi descoberto.

As pessoas neste período costumavam usar os selos pessoais no período do Primeiro Templo com a finalidade de assinar cartas ou selar documentos, e eles eram fixados em um anel de sinete. Os selos serviam para identificar o seu proprietário, assim como carimbos são utilizados para identificar funcionários hoje.

De acordo com Eli Shukron, diretor da escavação, em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel, "o nome Matanyahu como Natanyahu, significa dado por Deus. Estes nomes são mencionados várias vezes na Bíblia. Eles são típicos dos nomes no Reino de Judá, na segunda metade do período do Primeiro Templo - a partir do final do século VIII AC até a destruição do Templo em 586 AC. Encontrar um selo do período do Primeiro Templo, no sopé das paredes no Monte do Templo é muito raro e emocionante. Esto é comprovação tangível da existência de um homem chamado Matanyahu que aqui viveu mais de 2.700 anos atrás. Descobrimos também fragmentos de cerâmica característica do período no chão do edifício antigo por baixo da base do canal de drenagem, bem como colapso pedra e evidência de um incêndio ou fogo".

Fonte: Cafetorah


Nenhum comentário:

Postar um comentário