sexta-feira, 18 de maio de 2012

Santuários Marianos Europeus: Nossa Senhora do Rosário de Fátima


Este é o terceiro artigo da série iniciada pela Caminhos Sagrados Turismo em fevereiro sobre os principais Santuários de devoção a Nossa Senhora na Europa. Já foram publicados artigos sobre o Santuário Nossa Senhora Del Pilar, na Espanha, e Santuário de Lourdes, na França. Conheça agora a história do Santuário De Fátima, em Portugal.



Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima

A história do Santuário começa em 13 de maio de 1917, quando a Virgem Maria faz sua primeira aparição a três pastorzinhos na Freguesia de Fátima, cidade de Portugal. As três crianças, Lúcia de 10 anos, Francisco de 9 anos e Jacinta de 7 anos, apascentavam ovelhas na Cova da Iria quando tiveram a visão.

Na ocasião, Nossa Senhora apareceu em meio a um clarão, que assustou as crianças que queriam fugir do local acreditando se tratar de um relâmpago. Mas Maria às chamou de volta, dizendo que eles deviam rezar e voltar ali sempre no mesmo dia dos próximos cinco meses.

A notícia se espalhou pela cidade e em pouco tempo o local já recebia milhares de fiéis em busca da mensagem da Virgem Maria. As autoridades locais iniciaram as investigações sobre a veracidade das vidências.

O pedido de Maria veio no mês de julho, na terceira aparição no mesmo ano, quando pediu aos videntes a devoção dos primeiros sábados durante cinco meses do ano, em que os devotos devem rezar o terço, meditar os mistérios do Rosário, confessar e receber a Sagrada Comunhão. A Virgem pediu esforços pela consagração da Rússia ao Imaculado Coração, país com grande número de ateus.

As aparições seguiram sempre no dia 13 de cada mês de maio a outubro, exceto no mês de agosto, em que as crianças haviam sido levadas pelo Concelho para investigação, a Virgem fez a quarta aparição apenas no dia 19.

Na última aparição, em 13 de outubro, Nossa Senhora anunciou aos pastorzinhos que era a “Senhora do Rosário” e que ali fosse construída uma capela em Sua devoção. Estavam presentes no local cerca de 70 mil pessoas, que ali presenciaram o milagre prometido pela Virgem às crianças: o Sol cor de prata girava como uma roda de fogo e todos podiam ver a quilômetros de distância o “Milagre do Sol”.

Logo após as aparições a Santa Sé iniciou o processo de investigação sobre a autenticidade das visões. Em 13 de outubro de 1930 o Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, declarou em Carta Pastoral: “Havemos por bem declarar, como dignas de crédito, as visões das crianças na Cova da Iria, freguesia de Fátima, desta diocese, nos dias 13 de Maio a Outubro de 1917 e permitir oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima”.

Os irmãos Francisco e Jacinta Marto morreram jovens, ele em 1919 e ela em 1920, seus corpos foram enterrados e posteriormente transferidos para o Santuário de Fátima nos anos 50, onde permanecem até hoje. Em 13 de maio de 2000 o Papa João Paulo II beatificou os dois videntes, que agora estão em processo de canonização para serem considerados “Santos”.

A aparição ainda voltou à vidente Lúcia, quando essa já havia tornando-se religiosa de Santa Dorotéia. Em dezembro de 1925 e em fevereiro de 1926 a Virgem Maria repetiu seu pedido à Irmã Lúcia. Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, como ficou conhecida em 1948 quando ingressou no Carmelo de Santa Tereza, visitou Fátima várias vezes e faleceu em 13 de fevereiro de 2005. Seu corpo foi sepultado ao lado da prima Jacinta, na Basílica do Santuário de Fátima.

A construção do Santuário

Nossa Senhora pediu aos pastorzinhos a construção de uma capela em Sua devoção para que sua mensagem ficasse ligada a um templo. Antes mesmo da autenticidade das aparições ser comprovada, em 1919, foi construída no local das visões uma pequena capela, na qual o Bispo de Leria autorizou a realização de missas, em 1921, visto que o local já recebia milhares de peregrinos.

Na madrugada de 7 de março de 1922 a capela foi totalmente destruída por bombas, até hoje não se sabe qual o motivo. Apesar do receio do Bispo, a Capela foi reconstruída e ficou pronta em janeiro de 1923.

O grande número de visitantes passa a exigir um templo maior, construído nas imediações e inaugurado em 1928. A igreja só veio a ser sagrada em 1953 e intitulada Basílica do Rosário pelo Papa Pio XII em 1954.

Atualmente o Santuário recebe cerca de cinco milhões de peregrinos por ano que vão em busca da mensagem de Fátima, pela reconciliação com o Imaculado Coração e a procura de repouso para os cansaços físicos e espirituais.

Hoje o Santuário conta com diversas construções, incluindo a própria capela das aparições, que continua no mesmo local, tendo sofrido algumas mudanças. Ao lado da capela, permanece uma azinheira que fazia sombra para as crianças esperarem as aparições, onde até hoje os visitantes se acomodam para rezar o terço.

As casas em que viviam os pastorzinhos fazem parte do complexo e são abertas à visitação. Fátima conta também com um serviço de acolhimento de doentes de grande qualidade, com serviços aos peregrinos enfermos que buscam a cura em Nossa Senhora de Fátima.

Em 13 de maio do ano passado, milhares de pessoas estavam no Santuário assistindo a um filme que relatava a vida de João Paulo II e sua relação com Fátima, quando afirmam terem visto um halo solar, ou seja, um arco luminoso em torno do sol. Os peregrinos acolheram o acontecimento como um novo milagre de Nossa Senhora comparado ao primeiro “Milagre do Sol”.

Também em 2011 a reitoria do santuário iniciou uma programação preparatória para o centenário das aparições em 2017 com missas e conferências especiais visando a data comemorativa. A preparação e a celebração dos cem anos de Fátima têm como missão divulgar a Mensagem de Nossa Senhora para o mundo, pois se trata de uma mensagem de amor e de evangelização, segundo o próprio Papa Bento XVI afirmou em visita ao Santuário em 2010, quando prometeu retornar para as comemorações do centenário.

Se você busca uma mensagem de fé, o Santuário de Fátima é um bom local para encontrar. A Caminhos Sagrados Turismo promove roteiros que percorrem os principais Santuários Marianos na Europa, onde você poderá vivenciar as mensagem e mistérios da Virgem Maria. Confira nossos roteiros: www.caminhossagrados.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário