quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aijalon, Ayalon, Vale de Aijalom, Israel

Aijalom (Aijalom também escrito ou Ayalon) era um lugar na planície de Shephelah na antiga Terra de Israel , identificado hoje como Yalo ao pé da Bethoron passagem, uma aldeia árabe estava situada a 13 km (8,1 milhas) a sudeste de Ramla. Seu nome é em hebraico que dizer \"lugar de gazelas\".
O lugar pode ter sido o local de várias batalhas entre os invasores e os nativos. No Tell el-Amarna foram encontradas letras com escritos durante os últimos doze anos do faraó Akhenaton e no primeiro ano de reinado de Tutancâmon (século 14 aC), Adoni-zedek falou da destruição da \"cidade de Aijalom\" pelos invasores, e descreve -se como \"aflito, muito aflito\" pelas calamidades que vieram sobre a terra, exortando o rei do Egito para apressar a sua ajuda.
Este evento pode ter sido ligado a um ataque dos amorreus , antes da chegada dos israelitas sob Josué. Mas desde que o vale se estende até a oeste como a um ponto a meio caminho entre Sha\'alvim e Latrun , a cidade referenciada nestas cartas podem ter sido qualquer acordo no vale.
O Vale de Aijalom foi mencionado pela primeira vez no Livro de Josué como onde Josué derrotou cinco amorreus reis. Após a sua meia-noite marcha para resgatar a cidade de Gibeão da coalizão liderada pelo Rei de Jebus (Jerusalém), Joshua prosseguiu a coligação para o leste, para baixo através da descida de Bete-Horom, e depois para o sul através do vale de Aijalom. Para permitir que o israelitas para completar o percurso antes do anoitecer, Josué pediu ao Senhor para alongar o dia proferindo o comando: \"Sol, fique tu ainda sobre Gibeão , e tu, lua, no vale de Aijalom \". Josué 10:11 - 14 diz que \"O sol parou no meio do céu e atrasou por quase um dia inteiro. Nunca houve um dia como se antes ou depois ...\"
Tem sido especulado que estes poderiam ter sido os dois eclipses no início do reinado Joshua. O primeiro foi um eclipse lunar, logo acima do vale de Aijalom eo horizonte acidentado ocidental, a lua ainda estava eclipsado ao atingir o horizonte, a sua média cerca de uma hora antes do nascer do sol em 22 de dezembro de 1471 aC , com uma magnitude de 1.28 ou 128%.
Quanto à redacção que o sol ea lua \"parado\" no céu, não havia uma explicação generalizada, mesmo durante a Idade Média, por exemplo, AD 1595. Segundo ele, a luz emitida por corpos celestes serviram como propulsão para seus movimentos aparentes no céu, assim como para os cometas. A segunda, ainda durante essa longa batalha de Josué, deve ter sido o eclipse do sol ao meio-dia, no meio do céu. Isso ocorreu em 6 de janeiro de 1470 aC . Esta data corresponde muito bem com a cronologia bíblica e judaica ( Seder Olam, Josephus , Bar Hebraeus ), mas nunca foi aceito pelas autoridades seculares.
Após a conquista, a cidade de Aijalom foi distribuída para a Tribo de Dan ( Josué 19:42 ) e foi designado como uma das cidades dadas aos levitas coatitas ( Josué 21:24 e 1 Crônicas 6:69 ). Apesar da vitória inicial de Josué no Vale de Aijalom, os amorreus continuaram a viver na cidade de Aijalom ( Josué 1:34-35 ). Constante filisteu pressão para controlar os vales do Shephelah forçado da tribo de Dã a recuar para o oeste, reduzindo a extensão do seu território. Eventualmente, os danitas abandonou sua herança inicial na área de Aijalom e se mudou para a parte extrema do norte de Israel, estabelecendo-se na cidade de Laís, o qual rebatizaram Dan ( juízes ).
A localização também foi o local de uma grande vitória sobre os filisteus pelo rei Saul e seu filho Jonathan . Depois de um ataque ousado por Jonathan na guarnição dos filisteus em Micmás , eles perseguiram os filisteus até Aijalom, uma distância de quinze milhas ( 1 Samuel 14:31 ). Nos anos posteriores, Aijalom foi habitada por Efraim e Benjamim ( 1 Crônicas 6:69 e 1 Crônicas 8:13 ).
Depois que o reino dividido, Aijalom tornou-se o limite entre os reinos de Judá e Israel . Roboão , o primeiro rei de Judá, fortificada da cidade de Aijalom, fornecendo oficiais, armas e provisões de alimentos ( 2 Crônicas 11:5-12 ).
Identificação Aijalom com atual Yalo foi feita por Edward Robinson durante sua viagem à Terra de Israel em 1838. Usando as obras de Jerônimo e Eusébio de Cesaréia , que descrevem como sendo Aijalom duas milhas romanas de Nicópolis , ao mesmo tempo, valendo-se descrições de Aijalom no Antigo Testamento e observando as semelhanças entre filológicas o nome actual em árabe e sua raiz hebraica, Robinson concluiu Yalo era de fato Aijalom.

Fonte: Cafetorah

Nenhum comentário:

Postar um comentário